Ciência

Síndrome pós-covid em crianças chega a causar alucinações, diz estudo

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O estudo mostra que as crianças sentiram dores de cabeça, encefalopatia e alucinações; síndrome nos pequenos têm sido motivo de alerta para pais e médicos (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

As sequelas que a covid-19 podem deixar às pessoas infectadas ainda é incerta e a cada dia novos efeitos são investigados por cientistas em todo o mundo. Um estudo da Academia Americana de Neurologia divulgado nesta terça-feira (13) aponta que metade das crianças que tiveram SIM-P (síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica) após a covid-19 apresentou algum sintoma neurológico.



Os resultados, conforme o R7, mostram que os pequenos sentiram dores de cabeça, encefalopatia e alucinações. Há vários meses, a SIM-P após a covid-19 em crianças tem sido motivo de alerta para pais e médicos.

+ Sedentarismo aumenta risco de morrer por covid, aponta estudo

O médico Omar Abdel-Mannan, do University College London, no Reino Unido, e membro da Associação Americana de Neurologia, um dos autores do estudo, disse que os estudos revelaram que muitas crianças apresentaram sintomas neurológicos envolvendo os sistemas nervosos central e periférico.

Foram analisados os registros de menores de 18 anos internados em um hospital de Londres entre 4 de abril de 2020 e 1º de setembro de 2020 e que haviam preenchido critérios para a síndrome inflamatória multissistêmica.



Das 46 crianças com idade média de 10 anos, 24 apresentaram sintomas neurológicos que não haviam experimentado anteriormente; 24 tiveram dores de cabeça; 14 tiveram encefalopatia; 6 tiveram anormalidades de voz ou rouquidão; 6 apresentaram alucinações; e 5 tiveram ataxia ou coordenação prejudicada. O estudo mostra ainda que três crianças apresentaram problemas com os nervos periféricos e uma sofreu convulsões.

Crianças com sintomas neurológicos “eram mais propensas a precisar de um ventilador e medicamentos para ajudar a estabilizar sua circulação sanguínea”, quando comparadas às crianças sem essas condições.

Vale destacar que a síndrome associada à infecção pelo coronavírus ainda é algo novo entre a comunidade médica e precisa ser mais compreendida.

No Brasil, segundo o R7, foram registrados, 736 casos de SIM-P e 46 mortes associadas à síndrome haviam sido registrados até meados de fevereiro.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Tópicos

A vacinação está lenta? alucinações animais coronavírus animais podem passar coronavírus AstraZeneca astrazeneca eficácia astrazeneca suspensão astrazeneca trombose BioNTech Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação coágulo coágulos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? Como lidar com crianças durante o isolamento social devido a pandemia do COVID-19? coronavírus cura covid Covid variantes crianças com covid crise vacinação efeitos colaterais falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil moderna uso pediátrico Mutações covid Brasil mutações SP novo coronavírus o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? O que fazer caso uma criança seja diagnosticada com COVID-19? Omar Abdel-Mannan pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pode vacinar crianças? pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi sequelas neurológicas SIM-P sindrome pos covid site vacinação trombose uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? University College London vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros Visitas da família podem acontecer normalmente para bebês durante a pandemia?