A transformação digital está mudando a cabeça de muitos executivos e empresários da chamada “velha economia”. Em vez de só destinar recursos para seus próprios departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento, as empresas estão se aliando às startups. É o que aponta a consultoria de gestão em inovação Innoscience. Segundo cálculos da consultoria, cinco empresas de grande porte como Alphaville, M. Dias Branco, Roche, Klabin e Braskem estão com quase 50 projetos-piloto na rua, todos resultados de programas de conexão com startups. “No ano passado, o número de pilotos era de apenas 13”, diz Maximiliano Carlo-magno, sócio da Innoscience. O modelo de parcerias não é único, varia conforme o objetivo da empresa. A Alphaville, por exemplo, contratou a startup Zero Distrato com a missão de reduzir a quantidade de distratos depois das vendas de lotes. Já a M. Dias Branco, fabricante brasileira de massas e biscoitos, decidiu pagar para duas startups de alimentos saudáveis para distribuir seus produtos em larga escala, em uma tentativa de entender novos hábitos de consumo.

(Nota publicada na Edição 1093 da Revista Dinheiro)