Economia

Simples Nacional volta a receber tributos federais em outubro

Crédito: Reprodução/Sebrae

Quem possui um pequeno comércio ou é MEI vai voltar a pagar os tributos do Simples Nacional que foram prorrogados por conta da pandemia (Crédito: Reprodução/Sebrae)



Donos de micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que prorrogaram os vencimentos dos tributos do Simples Nacional – correspondentes aos meses de março, abril e maio – deverão quitá-los a partir de outubro.

Para minimizar os impactos da pandemia da covid-19 no bolso dos empresários e empreendedores, o Comitê Gestor do Simples Nacional havia postergado em março a prorrogação dos pagamentos dos tributos. O período de duração inicial seria de seis meses, prazo que será finalizado em outubro.

+ Seguro para desemprego poderá ter mais 2 cotas
+ Governo de SP libera parcelamento de IPVA atrasado
+ Sancionada lei que leva ISS em alguns casos para cidade onde serviço é prestado

O calendário de vencimentos ficou assim: o período de Apuração Março de 2020, com vencimento em abril de 2020, deverá ser quitado até 20 de outubro; para o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento em 20 de maio, o prazo de pagamento será até 20 de novembro; já o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento em 22 de junho, a nova data é 21 de dezembro.




São mais de 17,72 milhões de pequenos negócios que integram o Simples Nacional. O grupo é formado por 10,6 milhões de MEIs e 7,08 milhões de microempresas e empresas de pequeno porte, segundo o Sebrae.