Giro

Sikêra Jr. ofende comunidade LGBTQIA+ e empresas retiram publicidade

Crédito: Reprodução/RedeTV!

A campanha #DesmonetizaSikeira no Twitter pede que empresas rompam seus contratos de publicidade com o programa Alerta Nacional. (Crédito: Reprodução/RedeTV!)

Muitas empresas, personalidades e organizações promoveram campanhas, ações e práticas em respeito à diversidade nesta segunda-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Porém, apesar destas ações há marcas que financiam figuras públicas com discurso homofóbico explícito, como o apresentador Sikêra Jr., da RedeTV!.



Na última sexta-feira (25), o apresentador comentou o comercial do Burger King em respeito à diversidade. “A gente tá calado engolindo essa raça desgraçada…” disse Sikêra Jr se referindo a comunidade LGBTQIA+.

+ Dois anos após LGBTQfobia ser criminalizada pelo STF, lei enfrenta barreiras

Essa situação gerou a campanha #DesmonetizaSikeira no Twitter. A hashtag pede que empresas rompam seus contratos de publicidade com o programa Alerta Nacional. A hashtag chegou ao trending topics do Twitter e surgiu efeito e duas marcas já deixaram de patrociná-lo.

A construtora MRV, que pertence a Rubens Menin, dono da CNN Brasil, comunicou que não investirá mais no programa. A Tim, empresa de telefonia móvel, encerrou na semana passada o acordo comercial com a RedeTV! e a TV A Crítica – filiada da RedeTV em Manaus, deixando de anunciar seus serviços no telejornal.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



O movimento Sleeping Giants foi um dos promotores da tag, que cobrou ainda Ultrafarma, Sky, Seara, Lojas Americanas e Hapvida. O ativista e ex-deputado Jean Wyllys foi um dos que cobrou a Hapvida, em resposta, a marca anunciou que o Alerta Amazonas saiu dos planos de mídia.

Agora a noite, o repórter do Correio Braziliense, Renato Souza, informou através do Twitter que o Ministério Público Federal ajuizou uma ação contra a RedeTV! e Sikêra Jr. pelo crime de homofobia. Pedindo multa de R$ 10 milhões e a retirada do vídeo da internet, além de uma retratação do apresentador.

https://twitter.com/delucca/status/1409586035143503872


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto