Por Ludwig Burger e Christoph Steitz

FRANKFURT (Reuters) – A Siemens Energy apresentou no sábado uma proposta de 4,05 bilhões de euros pelas participações minoritárias da unidade de aerogeradores Siemens Gamesa, com a esperança de eliminar uma estrutura complexa de propriedade que tem pesado sobre suas ações.

A proposta, de 18,05 euros por ação, representa um prêmio de 27,7% em relação ao último preço de fechamento, antes de ser afetado pelas notícias, e um de 7,8% sobre o valor final de sexta-feira.

A Siemens Energy sofre uma pressão cada vez maior de seus acionistas para assumir o controle total da Siemens Gamesa (SGRE), da qual detém participação de 67% que foi herdada após uma cisão da antiga matriz Siemens.

Apesar da participação, a Siemens Energy não foi capaz de exercer influência significativa para lidar com atrasos de produtos e problemas operacionais da Siemens Gamesa, que emitiu três alertas de violações de benefícios em menos de um ano.

“É fundamental que a situação de deterioração da SGRE seja interrompida o mais rápido possível e que comece rapidamente o reposicionamento da criação de valor”, disse Joe Kaeser, presidente do conselho de supervisão da Siemens Energy.

Fontes da empresa disseram à Reuters em janeiro que a Siemens Energy estava explorando opções para adquirir a participação restante na Siemens Gamesa e que um acordo poderia ser fechado no verão do Hemisfério Norte.

A Siemens Energy acrescentou que seu objetivo é retirar a Siemens Gamesa da bolsa, o que os regulamentos do mercado de ações da Espanha permite quando forem alcançados 75% de propriedade.

(Reportagem de Christoph Steitz e Ludwig Burger)