A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu, na última quinta-feira (7), uma quadrilha que aplicava o “golpe dos nudes”. Os criminosos extorquiam as vítimas ao se passarem por falsos policiais e falsas vítimas menores de idade. As informações foram publicada pelo “Fantástico”, da TV Globo, neste domingo (10).

A quadrilha inventa perfis em sites de relacionamento e redes sociais e trocam imagens íntimas com as vítimas. Em seguida entram em contato alegando serem pais de menores de idade ou mesmo policiais que investigam um suposto ato de pedofilia.

+ Aposentados e pensionistas do INSS: ministério alerta para golpe
+ Veja como se proteger dos 4 golpes mais aplicados na internet

Então eles pedem uma quantia em dinheiro para desistirem ou da investigação em andamento ou de registrar uma denúncia pelo envio de fotos íntimas. O golpe ganhou até um nome: “sextortion”.

A pandemia causada pelo coronavírus e o isolamento social aumentaram a procura por relacionamentos em aplicativos e sites, o que abre margem à atuação criminosa.

É importante ter cuidado com a troca de imagens íntimas e conhecer um pouco melhor a pessoa com quem se cria intimidade pela internet. Policiais ouvidos pela Globo negam a prática de entrar em contato com investigados por qualquer crime.