Mundo

Seul anuncia novas conversas entre EUA e Coreia do Norte na próxima semana

Seul anuncia novas conversas entre EUA e Coreia do Norte na próxima semana

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, caminha junto com o presidente americano, Donald Trump, em uma pausa na cúpula realizada em 11 de junho de 2018, em Singapura - AFP/Arquivos

Estados Unidos e Coreia do Norte terão novas conversas a partir de 17 de fevereiro para preparar a segunda cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un, prevista para o final deste mês no Vietnã – anunciou o governo sul-coreano neste domingo (10).

No sábado, o enviado dos Estados Unidos para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, havia antecipado que ainda é preciso acertar alguns detalhes para preparar a próxima cúpula, após uma viagem de três dias a Pyongyang.

“A Coreia do Norte e os Estados Unidos decidiram continuar as negociações em um terceiro país da Ásia durante a semana [que começa] em 17 de fevereiro”, disse à imprensa o porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Kim Eui-kyeom.

Biegun se reuniu entre quarta e sexta-feiras com o enviado norte-coreano Kim Hyok-chol para tentar avançar nas negociações sobre “uma desnuclearização completa, a transformação das relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte e a implantação de uma paz duradoura na península coreana”, declarou o Departamento de Estado em um comunicado divulgado na sexta.

Em sua primeira reunião, em junho de 2018 em Singapura, Kim e Trump assinaram uma vaga declaração a favor da “desnuclearização da península coreana”. Desde então, não houve, porém, qualquer avanço sobre este compromisso entre as partes.

A segunda cúpula entre o presidente dos Estados Unidos e o dirigente norte-coreano será em 27 e 28 de fevereiro, no Vietnã.