Negócios

Setor do aço espera altas discretas de vendas e produção em 2022, retomará conversas com EUA

SÃO PAULO (Reuters) -A entidade que reúne os produtores de aço bruto no Brasil informou nesta quinta-feira que espera que o volume da liga a ser produzido no país em 2022 cresça 2,2%, após uma expansão esperada para este ano de 14,7%.



A entidade Aço Brasil, que reúne síderúrgicas como Gerdau e Usiminas, estima que a produção de aço bruto no país no próximo ano seja de 36,8 milhões de toneladas.

A expectativa para as vendas é de expansão de 2,5%, para 23,3 milhões de toneladas e a previsão para o consumo aparente, que inclui as vendas internas e importações, é de alta de 1,5%, para 27 milhões de toneladas.

As projeções são consideradas positivas pela entidade, apesar da desaceleração de alguns setores da economia como o de veículos e construção civil, um dos maiores consumidores de aço do país e que tem registrado declínio de vendas nos últimos meses.

“A expectativa é que 2022 vai ser um ano muito bom”, disse o presidente do conselho diretor do Aço Brasil, Marcos Faraco, em entrevista a jornalistas. “Acreditamos que os patamares de demanda que estamos vendo agora se sustentam para 2022”, afirmou o executivo.

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Na avaliação de Faraco, a desaceleração sentida agora na construção residencial poderá ser compensada pelo avanço do setor de infraestrutrua que este ano foi marcado por uma série de leilões de concessão e privatização em áreas que incluíram saneamento, transportes e energia.

Por sua vez, o presidente-executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou durante a entrevista que as projeções baseiam-se na “convicção que o PIB em 2022 ficará acima de 2% (de crescimento)”.

Em outubro, a produção brasileira de aço bruto cresceu 3,1% sobre o resultado de um ano antes, mas recuou 3,5% ante o divulgado pela associação para setembro. As vendas da liga no mês passado mostraram retração de 14,7% na comparação anual e queda de 13,2% na mensal.

Os dados de novembro serão informados em meados deste mês, afirmou a entidade. Por ora, o Aço Brasil estima que o setor deverá fechar 2021 com produção de cerca de 36 milhões de toneladas de aço bruto, alta de 14,7%, e vendas internas de 22,8 milhões de toneladas, expansão de 17%. O consumo aparente deve avançar 24,3%, para 26,7 milhões de toneladas.

Questionado sobre o risco visto no exterior sobre a nova variante Ômicron do coronavírus, Faraco afirmou que por ora é “sinal de atenção, não de alerta”.

EUA

Lopes informou ainda que o setor siderúrgico vai participar de uma retomada de negociações comerciais com os Estados Unidos a partir de janeiro, durante a ida de uma delegação brasileira a Washington.

Segundo ele, as siderúrgicas nacionais vão pedir a retirada dos produtos semiacabados, por exemplo placas que usinas norte-americanas transformam em produtos como portas de carros, do regime de quotas que limita as exportações do setor aos EUA a 3,5 milhões de toneladas por ano. Cerca de 89% das exportações de aço do Brasil para os EUA são formadas por semiacabados. Além disso, Lopes afirmou que o outro pleito será “a retirada do redutor de 30% de nossas exportações de acabados”.

Segundo ele, caso não haja acordo nestas questões, o setor vai tentar então aumentar a quota de exportações de semiacabados para 4 milhões de toneladas por ano e melhorar a quota dos produtos acabados “e nesse caso nós voltaríamos à discussão das 290 mil toneladas que não pudemos exportar em 2020”.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição André Romani)


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto

Tópicos

Updated