Sete pessoas ficaram feridas em um suposto ataque “terrorista” com arma branca na Suécia, informou a polícia na madrugada de quinta-feira, revisando um balanço anterior.

“O número de feridos pelo suposto agressor é sete. Informações anteriores citavam oito feridos”, afirmou a polícia em um comunicado.

O suspeito, um homem na casa dos 20 anos, foi baleado na perna por policiais e detido em Vetlanda, uma pequena cidade do sul do país, informaram as autoridades.

A vida de três das vítimas corre perigo e outras duas se encontram em estado grave, segundo um comunicado divulgado pelo hospital Jönköping, capital regional.

A polícia inicialmente descartou a pista terrorista, mas depois afirmou que suspeitava que fosse um “crime terrorista” e uma “tentativa de homicídio”.

Os investigadores expressaram prudência.

“Há detalhes da investigação que nos fazem trabalhar em possíveis motivações terroristas. Mas não posso especificar do que se trata”, declarou Malena Grant, chefe da Polícia da região de Jönköping.

O suspeito, que foi hospitalizado por causa do ferimento na perna, não está em condições de ser interrogado.

Ele tinha ficha criminal por delitos menores e é residente na região, segundo as autoridades, que não especificaram sua nacionalidade. Ele cometeu o ataque com “uma arma cortante”, segundo a polícia.

O país sofreu dois ataques nos últimos anos.

Em 2017, um requerente de asilo uzbeque que teve seu pedido rejeitado matou cinco pessoas ao atropelá-las com um caminhão roubado em Estocolmo. Ele foi condenado à prisão perpétua em junho de 2018.

Em dezembro de 2010, um homem tentou um ataque suicida com bomba também na capital, mas causou apenas feridos sem gravidade.