O Santander Brasil anunciou nesta terça-feira, 27, que Sérgio Rial deixará a posição de diretor presidente da companhia, assumindo a presidência do Conselho de Administração a partir de 1º de janeiro de 2022. Rial será sucedido pelo atual vice-presidente da área de empresas, Mario Roberto Opice Leão. O executivo também será indicado para uma vaga no conselho de administração.

Graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, Opice Leão acumula passagens pelo Citibank, Goldman Sachs e Morgan Stanley e é membro do Comitê Executivo do Banco há quatro anos. Segundo fato relevante divulgado pelo banco há pouco, Rial permanecerá também no Conselho do Grupo Santander na Espanha.

+ Fintech de pagamentos do espanhol Santander deve se expandir a 30 países na Europa

Como parte do movimento de sucessão anunciado, Álvaro de Souza, atual presidente do conselho de administração, por sua vez, deixará a presidência do conselho de administração, mas permanecerá como membro independente do Conselho do Grupo Santander na Espanha.

Conjuntamente com Rial, Souza presidiu a maior transformação de uma grande plataforma financeira ao longo dos últimos seis anos, tendo o Santander apresentado um dos maiores “Total Shareholder Return” entre os grandes bancos brasileiros nos últimos cinco anos.

América do Sul

Na diretoria regional para a América do Sul, Rial será substituído por Carlos Rey de Vicente, atual vice-presidente de Finanças e também integrante do Comitê Executivo do Santander.

Segundo a empresa, tendo trabalhado anteriormente na Divisão América do próprio Santander, é um grande conhecedor da região e do próprio mercado brasileiro, no qual já trabalha há mais de 7 anos. Os Srs. Carlos e Mario farão uma grande equipe, na continuação da história de crescimento rentável do Santander e do Grupo.

Para o conselho de administração da companhia, acrescenta o banco, serão ainda indicados o atual vice-presidente e CFO do Banco, Angel Santodomingo e Alberto Monteiro, atual vice-presidente de WealthManagement, ambos já são membros do comitê executivo do Santander. Suas posições executivas dentro do comitê executivo permanecem inalteradas.