Grupo Ser Educacional informou neste domingo (13) que deve assumir todas as operações brasileiras do grupo educacional Laureate por valor estimado em 4 bilhões de reais. Nesse montante, estão o pagamento em caixa de 1,7 bilhão de reais pela Ser, o recebimento de dívida líquida de 623 milhões de reais e entrega de 44% das ações da nova companhia à Laureate.

Ser Educacional avalia potencial compra de ativos da Laureate no Brasil

Grupo americano Laureate International vai anunciar compra da FMU

Com atuação em sete estados, a Laureate tem 50 campi universitários e cerca de 267 mil estudantes no País. Entre as instituições mais conhecidas, estão o Centro Universitário FMU e a Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo.

A conclusão do negócio vai depender da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Caso concretizada, levará a Ser ao quarto posto entre as maiores empresas de ensino superior do país. Ao todo, a Ser runirá aproximadamente 450 mil alunos nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Janguiê Diniz, o atual controlador e fundador do Grupo Ser Educacional, continuará, segundo o comunicado, no comando da empresa. Diniz possui 57,36% das ações da Ser e passará a deter 32,1% da nova companhia. Mas se manterá como maior acionista individual e com direitos de acionista principal.