Giro

Sequelas da Ômicron: quanto tempo demoram a aparecer e quanto tempo duram?

Crédito: Reprodução/Pixabay

Os sintomas mais comuns da Ômicron devem ser conhecidos para saber como detectar e evitar o contágio, assim como também as sequelas. (Crédito: Reprodução/Pixabay)



A variante Ômicron fez os casos de infecção por Covid-19 dispararem pelo mundo. Embora alguns países já deem sinal de que o pico da nova onda ficou para trás, os casos ainda batem recordes nos Estados Unidos e Brasil, por exemplo.

A nova estirpe continua causando grande preocupação no mundo científico devido à sua especificidade, dois anos depois do início da pandemia da Covid-19 – mais casos de infactados, porém menos graves, aos quais devem ser destacados aqueles que apresentam sintomas duradouros ou sequelas que podem causar problemas futuros.

+ Ômicron terá efeitos distintos sobre empresas de saúde na bolsa

Uma pessoa infectada com a Covid-19 não sabe o que vai acontecer no futuro, tanto a curto prazo, numa possível erradicação ou normalização, como a longo prazo, nas sequelas que o organismo possa apresentar. Os sintomas mais comuns da Ômicron devem ser conhecidos para saber como detectar e evitar o contágio, assim como também as sequelas.




Estas são as sequelas mais comuns após o contágio pela nova variante:

– fraqueza muscular
– fadiga
– cansaço
– falta de ar
– perda de memória
– confusão.

Da mesma forma, há casos de pacientes, embora numa pequena porcentagem, nos quais os sintomas comuns podem se tornar remanescentes por um longo período de tempo.


Qual o tempo médio que leva para os efeitos da Ômicron aparecerem?

Embora sem uma medida geral, uma vez que cada paciente apresenta sequelas diferentes, elas no entanto podem permanecer após o término da doença (quando o resultado já dá negativo). Ou seja, a partir de 10 dias após a infecção, mas também há casos, mais raros, em que as sequelas aparecem após algumas semanas.

Qual o tempo médio que leva para que os efeitos da Ômicron desapareçam?

Caso semelhante ocorre com o fim das sequelas, embora geralmente não demorem mais de uma semana para o regresso do corpo humano às suas condições habituais. Há casos em que a fadiga ou a fraqueza muscular podem ocorrer mesmo durante meses, para os quais é recomendado o repouso e seguir as instruções dos médicos.






Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19