Economia

‘Teto de gastos não pode ficar intocado’, afirma Pacheco

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Parlamentar diz que não é possível gastar o que não tem, mas por causa da pandemia, é necessário remediar o problema dos mais vulneráveis (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Candidato à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) afirmou que o teto de gastos não pode ficar “intocado”. Em entrevista ao Estadão/Broadcast, ele defendeu uma discussão sobre a retomada do auxílio emergencial ou um aumento do Bolsa Família a partir de fevereiro.

Pacheco é apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e pelo presidente Jair Bolsonaro. Fechou uma aliança com nove partidos, entre os quais o PT, que reúnem 41 senadores, sem contar dissidências. Na disputa, terá como principal adversária a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que até agora conquistou a adesão de quatro legendas (28 senadores) à sua campanha.

+ Salariômetro: reajuste salarial ficou abaixo da inflação em dezembro
+ Reforma tributária deve sair este ano, diz Bolsonaro

Diante das críticas e da pressão que Bolsonaro vem sofrendo, Pacheco disse que o impeachment não pode ser banalizado e considerou que a conduta do presidente não representa uma ameaça à democracia.

Qual é o melhor caminho para o auxílio emergencial?



Temos um compromisso absoluto com o teto de gastos e o ajuste fiscal. Não é possível gastar o que não tem. Todavia, há um estado de necessidade em função da pandemia. Precisamos, enquanto Estado, encontrar uma solução para remediar o problema dessas pessoas mais vulneráveis, seja com auxílio emergencial renovado seja com incremento do Bolsa Família ou de algo assemelhado.

Poderia ser feito com crédito extraordinário, fora do teto?

A forma de fazer, se é com crédito extra, com cumprimento do teto, rompimento do teto, isso tudo precisamos dialogar com o Ministério da Economia. Tem que ser rápido porque a fome não espera. Precisamos compatibilizar a observância da rigidez fiscal com a necessidade de ter esse auxílio.

O teto corre risco com a execução do Orçamento neste ano. A regra precisa ser rediscutida?

Seria difícil. Exigiria mudança de regra e muita boa vontade e sacrifício do governo federal e do País. Essa é uma discussão que devemos fazer à luz da técnica, dos números, do regramento, mas à luz também da sensibilidade humana e política de atender às pessoas.

Então o teto de gastos não vai ficar intocado?

O teto não pode ficar intocado em um momento de extrema necessidade em que é preciso salvar vidas. Obviamente, essa rigidez pode ser relativizada, mas vamos trabalhar muito para que não seja relativizada.

O governo errou na condução da vacinação contra a covid-19?

Vejo erros e acertos do governo federal, dos estaduais e das prefeituras. Não vejo erro deliberado, com vontade de errar, especialmente em um tema que sacrifica a população. São erros decorrentes do inusitado da situação. Agora, temos que reunir o Congresso e buscar mais acertar do que errar.

Durante a pandemia, é possível avançar com alguma pauta fora do combate à covid-19?

Podemos evoluir com a reforma tributária e administrativa, não necessariamente nos moldes concebidos pelo governo federal.

Reforma tributária com CPMF?

A reforma tributária não pode ser errada e sacrificar setores inteiros e Estados. Não se pode criar mais um imposto sem modificar os atuais. É até aceitável se pensar na criação de um tributo, desde que haja desoneração na outra ponta, um sistema que não imponha sacrifício ao contribuinte. Aí, eventualmente, pode ser discutido, cria CPMF e desonera a folha. Acho que este ano a reforma sai do papel e vira realidade.

Tem ambiente para discutir privatizações? O Congresso pode aprovar a privatização da Eletrobras neste ano?

Tem espaço para discutir privatizações. Eu defendo o conceito, mas não pode ser entreguismo sem critério num momento de muita dificuldade econômica, porque, se não, vira uma gota de água na chapa quente do orçamento. Não é raciocínio fácil dizer que a Eletrobras precisa ser vendida. Episódios recentes demonstraram que a iniciativa privada é muito boa, mas por vezes não tem o compromisso social que o setor público tem, vide o que aconteceu no Amapá.

Em 2018, o sr. disse que chegaria ao Senado para “dar uma chacoalhada naquilo lá”. O que pretende fazer agora?

A pandemia é o mote principal. O foco haverá de ser a preservação da saúde pública, um programa social e o crescimento econômico a partir das reformas que sejam necessárias.

Bolsonaro declarou ter simpatia pela sua candidatura. O sr. é o candidato do governo?

Eu sou candidato dos senadores e das senadores. A manifestação do presidente foi por mim muito bem recebida. Não há interferência do presidente Bolsonaro. É uma sinalização positiva de que podemos ter um ambiente de pacificação nos próximos dois anos, mas sempre resguardada a independência do Senado.

Um advogado criminalista disputando a presidência do Senado é uma ameaça à Lava Jato?

Não podemos considerar um partido A ou B como inimigo da Lava Jato. A operação cumpriu e cumpre papel importante por alcançar toda e qualquer pessoa, mas não se pode atropelar a Constituição. É questão interna corporis da Procuradoria-Geral da República a manutenção ou não da Lava Jato. Não haverá da minha parte resistência a pautas de moralidade, ética e combate à corrupção. Essa é uma pauta do Senado, não da Lava Jato.

Cresce a pressão pelo impeachment do presidente Bolsonaro. Tem espaço para discutir isso?

Impeachment é algo muito grave, que abala as estruturas da República e que precisa ter fundamento de fato e jurídico. Nós já tivemos dois episódios de impeachment recentemente. Não foram passagens boas para a estrutura da República. Justo ou não, é sempre um episódio ruim da vida nacional. Não podemos banalizar o instituto do impeachment. De qualquer forma, minha percepção de nada vale neste momento porque, caso haja algum pedido, será submetido à Câmara.

Vê crime de responsabilidade nos pedidos feitos até agora?

Seria leviano da minha parte dizer. Isso é um exame que tem que ser muito apurado, responsavelmente feito.

O presidente participou de atos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal e do Congresso. Recentemente, falou que as Forças Armadas decidem se o país vai viver em uma democracia ou em uma ditadura. Isso preocupa?

Vivemos numa democracia. Há divergências que, às vezes, evoluem para atritos. E esses atritos, por vezes, têm algum tipo de rispidez. A democracia do Brasil está consolidada. Obviamente, teremos toda a observância e cautela para preservar a defesa do estado democrática de direito. Há uma distância muito longa entre manifestações e ameaça concreta às instituições democráticas. Não acredito que passe pela cabeça do presidente qualquer iniciativa de ruptura democrática.

Pretende reativar o Conselho de Ética para analisar as representações contra Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Chico Rodrigues (DEM-RR)?

O conselho deverá ter funcionamento oportuno assim que as regras sanitárias permitirem.

O Senado vai pautar a prisão em segunda instância, se o sr. se tornar presidente?

Aguardamos a elaboração da Câmara de algo que concilie o anseio da sociedade com a observância do princípio da culpabilidade. É preciso compatibilizar o trânsito em julgado com o efeito da pena.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

5 parcela do auxílio emergêncial 6 parcela do auxílio emergencial nascidos em novembro 7 parcela auxilio emergencial 7 parcela do auxílio emergencial 7 parcela do auxílio emergencial bolsa família 8 parcela do auxílio emergencial acompanhamento do auxílio emergencial acompanhar auxilio emergencial ACSP ate quando vai o auxílio emergencial atualizar bolsa família pela internet auxílio auxílio 2020 auxílio até final de 2020 auxílio bloqueado no dataprev auxilio dataprev gov br consulta beneficio auxílio dataprev.com.br auxílio emergencial auxílio emergencial 2021 foi aprovado ou não? auxilio emergencial 300 auxilio emergêncial 6 parcela auxilio emergencial 6 parcela calendário caixa auxílio emergencial 6 parcela data de pagamento auxilio emergencial 6 parcela mae solteira auxílio emergencial 7 parcela auxilio emergencial 7 parcela calendário auxilio emergencial acabou auxílio emergencial bloqueado auxílio emergencial cadastro auxílio emergencial continua em 2021? auxílio emergencial em análise auxílio emergencial foi prorrogado auxílio emergencial mãe solteira 2021 auxílio emergencial prazos auxílio emergencial prorrogação auxílio emergencial prorrogado auxílio emergencial prorrogado até 2021 auxílio emergencial prorrogado g1 auxílio emergencial será prorrogado para 2021 auxilio emergencial vai ate março 2021? auxilio emergencial vai ate quando auxílio emergencial vai ser prolongado auxilio emergencial vai ser prorrogado auxílio emergencial vai ser prorrogado até quando auxílio emergencial.gov.br auxílio home office auxílio primeira infância auxilio.caixa.gov .br Baleia Rossi Bolsa Família bolsonaro assina prorrogação do auxílio emergencial 2021? bolsonaro libera auxílio emergencial 2021? cadastro único cadastro único auxílio emergencial Caixa Caixa Econômica caixa.gov.br auxilio emergencial calendário 7 parcela auxílio emergencial calendário 8 parcela auxílio emergencial calendário auxílio emergencial 2021 calendário auxílio emergencial 300 reais calendário auxílio emergencial 4 parcela atualizado calendario auxilio emergencial 6 parcela calendário auxílio emergencial 6 parcela atualizado calendário auxílio emergencial 7 parcela atualizado calendário completo do auxílio emergencial calendário da 10° parcela do auxílio emergencial? calendário da 4 parcela do auxílio calendário da 4 parcela do auxílio emergencial calendario da 6 parcela calendário da 6 parcela do auxílio emergencial calendario da 7 parcela do auxílio calendario da 8 parcela do auxílio calendário da 8 parcela do auxílio emergencial calendário da extensão do auxílio emergencial calendário da oitava parcela do auxílio emergencial calendário da parcela do auxílio emergencial calendário da quarta parcela do auxílio emergencial calendário da setima parcela do auxílio calendário da sétima parcela do auxílio emergencial calendário da sexta parcela do auxílio emergencial calendário da sexta parcela do auxílio emergencial de r$ 300 calendário de saque do auxílio emergencial calendário do auxílio emergencial para quem recebeu a primeira parcela em maio calendário do auxílio emergencial segunda parcela calendário do bolsa família 2020 e 1 calendário para receber o auxílio emergencial calendário sexta parcela do auxílio emergencial calendários do auxilio emergencial Câmara Centrais sindicais ciclo 4 auxilio emergencial Ciclo 5 auxílio emergencial ciclo 5 e 6 auxílio emergencial como antecipar o auxílio emergencial como cadastrar o auxílio emergencial como cancelar o auxílio emergencial como consultar o auxílio emergencial como contestar auxílio emergencial como contestar o auxílio emergencial como contestar o auxílio emergencial negado como devolver o auxílio emergencial como fica o auxílio emergencial em 2021 como ficou o auxílio emergencial como me cadastrar no bolsa família como pedir auxilio com os custos do home office como receber o auxílio emergencial como saber se ainda tenho parcela do auxílio emergencial? como saber se meu auxílio emergencial foi cancelado como saber se tenho que devolver o auxílio emergencial como sacar o auxílio emergencial como se cadastrar no auxílio emergencial como se inscrever no bolsa família? como solicitar o auxílio emergencial como transferir o auxílio emergencial como transferir o auxílio emergencial para o mercado pago CONGRESSO/SUCESSÃO/BALEIA/BOLSA FAMÍLIA/AUXÍLIO consulta auxílio emergencial dataprev gov br coronavírus custos do home office CUT data auxilio emergencial data da 5 parcela do auxilio emergencial data da 6 parcela do auxílio emergencial data da 7 parcela do auxílio emergencial data da sexta parcela do auxílio emergencial data de pagamento do auxílio emergencial data previa do auxilio dataprev auxílio dataprev auxílio emergencial consulta dataprev auxílio emergencial consultar cpf dataprev auxílio emergencial em análise dataprev auxílio emergencial em analise site dataprev auxílio emergencial em avaliação dataprev auxílio emergencial site consulta dataprev auxílio emergencial site novo dataprev consulta benefício auxílio emergencial em análise dataprev situação do benefício dataprev.gov.br consulta dataprev.gov.br consulta auxílio emergencial datas de pagamento auxílio emergencial datas parcelas do auxílio emergencial emergencial Emergencial 2021 extensão do auxílio emergencial 2021? extensão do auxílio emergencial junto com bolsa família foram quantas parcelas do auxílio emergencial? lira minha empresa tem que ajudar no home office? nao recebi a 6 parcela do auxílio emergencial nao recebi a ultima parcela do auxilio emergencial nascidos em junho auxilio emergencial notícias do auxílio emergencial 2021 notícias sobre o auxílio emergencial hoje nova parcela do auxílio emergencial nova parcela do auxílio emergencial 2021 nova tabela do auxílio emergencial novas parcelas do auxílio emergencial 2021? novo calendário auxílio emergencial novo calendário do auxílio emergencial 2021 novo calendario do bolsa familia 2021 Novos Saques o auxilio emergencial vai continuar em 2021 o auxílio emergencial vai continuar em 2021 ou não? o que é extensão do auxílio emergencial oitava parcela do auxílio emergencial Pacheco pagamento da 8 parcela do auxílio emergencial pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial pagamento da quinta parcela do auxilio emergencial pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial pagamentos até final de 2020 pagamentos até final do ano pagamentos que ainda faltam pandemia parcelas do auxilio emergencial Paulo Guedes PAULO GUEDES AUXÍLIO porque meu auxílio emergencial não caiu na conta portal da transparencia projeto de lei de home office prorrogação prorrogação do auxílio emergencial 2021 prorrogação do auxílio emergencial até dezembro proxima parcela do auxílio emergencial proximas parcelas do auxílio emergencial próximo pagamento do auxílio emergencial quais empresas estão em home office qual o valor da quinta parcela do auxílio emergencial qual o valor da sexta parcela do auxílio emergencial qual valor da 6 parcela do auxílio emergencial quando acaba o auxílio emergencial? quando sai a 7 parcela do auxílio emergencial quando sai a 8 parcela do auxílio emergencial quando sai a sexta parcela do auxílio emergencial quando termina o auxílio emergencial quantas parcelas são do auxílio emergencial quantas parcelas tem o auxílio emergencial quanto vai ser o bolsa família em 2021? quem recebe hoje o auxílio emergencial quem tem direito ao auxílio emergencial quem tem direito ao auxílio emergencial de 300 quem tem direito ao bolsa família 2021? quem tem direito ao bolsa familia? renda cidadã renovação do auxílio emergencial? resultado perícia inss auxílio doença retomada do auxílio emergencial? são quantas parcelas do auxílio emergencial Senado sétima parcela do auxílio emergencial sexta parcela do auxílio emergencial site do auxílio emergencial sucessão tabela auxilio emergencial janeiro 2021 tabela da segunda parcela do auxílio emergencial tabela do auxílio emergencial teremos auxílio emergencial em 2021? última parcela do auxílio ultimas noticias do auxilio emergencial ultimas noticias sobre o auxilio emergencial vai ter mais parcelas do auxílio emergencial em 2021? vai ter prorrogação do auxílio emergencial para 2021 vai voltar o auxílio emergencial? www auxílio caixa gov br www auxílio emergencial www cidadania gov br consulta auxílio www dataprev.gov.br auxilio emergencial