Negócios

Senado dos EUA aprova projeto de infraestrutura em votação bipartidária

Senado dos EUA aprova projeto de infraestrutura em votação bipartidária

Vista geral do Capitólio em Washington

Por David Morgan e Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos Estados Unidos aprovou por uma ampla margem nesta terça-feira avançar com o projeto de infraestrutura de 1 trilhão de dólares, maior prioridade do presidente Joe Biden para renovar estradas e pontes, com suporte tanto de republicanos quanto de democratas.

A votação por 66 a 28 foi considerada por parlamentares de ambos os partidos como sinal de que Washington é capaz de trabalhar, mesmo com fortes diferenças partidárias, sobre um pacote que impulsionaria a economia e facilitaria a mobilidade dos norte-americanos.

Em um sinal da complexidade tanto da proposta quanto da política em torno dela, a votação foi suspensa por mais de 45 minutos, conforme os parlamentares questionavam como isso iria afetar o acesso à internet de banda larga. O senador republicano Rob Portman disse que os parlamentares ficaram confusos com as diferentes versões do projeto.



Os senadores deverão trabalhar durante o fim de semana no plano, que pode elevar dramaticamente os gastos do país em estradas, pontes, trânsito e aeroportos. Defensores dele preveem que o plano passará no Senado e na Câmara, chegando por fim à mesa de Biden para que seja sancionado.

O pacote inclui cerca de 550 bilhões de dólares em novos gastos, além dos 450 bilhões de dólares que já haviam sido aprovados. Também inclui dinheiro para eliminar tubulações de água e construir estações de recarga para veículos elétricos.

O projeto não inclui financiamento para mudança climática e iniciativas sociais que os democratas querem aprovar em um projeto separado de 3,5 trilhões de dólares sem o suporte republicano.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6T1H6-BASEIMAGE

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km