Um caso estranho de brasileiros que estão recebendo pacotes com sementes da China mesmo sem terem feito pedidos, está chamando a atenção do Ministério da Agricultura. Foram mais de 36 pacotes estranhos e a orientação do órgão é de que as pessoas não as plantem, já que não é possível saber se elas apresentam algum tipo de risco.

Segundo o jornal O Globo, esses pacotes chegaram da China, Malásia e Hong Kong e o governo registrou sementes da China não solicitadas em oito estados: São Paulo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina.

+ China alerta sobre indícios de fraude em pacotes com sementes enviadas ao Brasil
+ CNA alerta para recebimento pelo correio de sementes não solicitadas 

O Ministério está pedindo para as pessoas levarem esses pacotes estranhos ao órgão da pasta no Estado, ou então entrar em contato pelo telefone e relatar a situação.

O mesmo aconteceu nos Estados Unidos e no Canadá. As autoridades norte-americanas acreditam que se trata de um caso de “brushing”, fraude comum em marketplaces onde os vendedores são ranqueados conforme o número de encomendas.

Esses vendedores podem estar criando perfis falsos na internet e comprando produtos em lojas como Amazon e Aliexpress. Esses pacotes, que podem conter qualquer coisa, são enviados a um cliente fantasma e o vendedor forja uma avaliação no site, melhorando seu posicionamento nas vendas.

A embaixada da China no Brasil disse que o envio de sementes pelo correio é ilegal e que o país segue as disposições da União Postal Universal (UPU), que veta o transporte de sementes.