Economia

Sem PEPP, zona do euro teria sofrido grave crise, diz presidente do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que sem o programa emergencial de compras de ativos, que é conhecido como PEPP e foi lançado há cerca de um ano em reação à pandemia de covid-19, a zona do euro provavelmente teria sofrido uma “grave crise econômica e financeira com consequências devastadoras” para todo o bloco.

Em postagem publicada nesta segunda-feira no blog do BCE, Lagarde afirmou que o BCE tem a opção de ajustar as compras de ativos do PEPP a qualquer momento, “em resposta a possíveis mudanças nas condições de mercado”.

Na última reunião de política monetária do BCE, no dia 11, o BCE decidiu acelerar significativamente as compras por meio do PEPP, após os mercados financeiros reagirem negativamente a uma tendência de alta dos juros dos Treasuries e dos bônus europeus, que gerou temores sobre possível aperto monetário mais adiante.

Lagarde disse ainda na postagem que a perspectiva econômica de curto prazo da zona do euro está sujeita a incertezas, principalmente ligadas à dinâmica da pandemia e à velocidade das campanhas de vacinação contra a covid-19.



Ela ressaltou que, embora muitos avanços tenham sido feitos desde que o PEPP foi lançado, “não há espaço para complacência”. Neste contexto, ela reiterou a disposição do BCE de ajustar todos os seus instrumentos, conforme for apropriado.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km