20/11/2018 - 9:08
Seis em cada 10 brasileiros devem comprar algo durante a Black Friday, que neste ano cai no próximo dia 23, apontou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O gasto deve ser de R$ 1.146, com média de três produtos por pessoa em sites e aplicativos de varejistas nacionais, também apurou o levantamento.
O número corresponde a 58% dos 996 consumidores consultados em 27 capitais brasileiras. No ano passado, a intenção de compra era de 40% dos entrevistados. Considerando quem participou das promoções em 2017, 34% esperam adquirir mais produtos neste ano, 28% comprar menos e 20% a mesma quantidade.
A pesquisa também revelou que 32% pretendem gastar mais em relação à última edição da Black Friday. O mesmo percentual foi aferido em quem pretende gastar menos e 24% dos entrevistados pretendem investir o mesmo valor.
Roupas, calçado e smartphones estão entre os mais procurados
As roupas lideram a lista de compras dos consumidores, 38%, — um aumento de dez pontos percentuais na comparação com 2017. Os calçados ocupam o segundo lugar, com 32%, enquanto os celulares e smartphones ficaram com a terceira posição, somando 30%. Depois aparecem os eletrônicos,25% — 8% a mais do que no ano passado —, e os eletrodomésticos, 24%.
A forma de pagamento mais utilizada será a de compras a prazo (68%), sobretudo no cartão de crédito parcelado (49%), sendo que a média de parcelas será de seis prestações. Ou seja, até maio de 2019 estes consumidores estarão pagando as compras feitas na Black Friday. Ao mesmo tempo, 66% disseram que pretendem pagar suas compras à vista, principalmente em dinheiro (47%).
Maior procura em sites e aplicativos
Os consumidores devem comprar, em média, três produtos e desembolsar de R$ 1.145,75 – chegando a R$ 1.268,63 entre os homens e R$ 1.646,67 nas classes A/B. Por outro lado, 30% dos entrevistados ainda não definiram o quanto pretendem gastar. De acordo com o levantamento, a expectativa dos consumidores para este ano é de que haja um desconto médio de 45% nos produtos e serviços ofertados.
A pesquisa também investigou os principais locais que os brasileiros farão as compras. Os sites e aplicativos de varejistas nacionais (66%) mantêm a preferência dos consumidores. Na sequência, estão os shopping centers, as lojas de rua e os supermercados, mencionados por 39% dos entrevistados.
Já 24% optam por sites e aplicativos de compra e venda de produtos novos ou usados. Em relação aos que vão comprar pela internet, 41% disseram escolher os portais que costumam fazer compras, 31% os sites que têm frete grátis e 28% as lojas online de marcas conhecidas.