A dinâmica de trabalho dos recrutadores e das empresas que buscam novos profissionais mudou bastante nos últimos tempos. Para a alegria dos headhunters, o processo de seleção de candidatos, antes moroso e complicado, agora pode ser feito quase que instantaneamente e com muito mais precisão do que no passado. A internet, sem dúvida, teve papel fundamental nesta transformação, já que trouxe consigo inúmeras formas de facilitar e tornar mais acurado o processo de busca de candidatos qualificados.

O LinkedIn é uma dessas ferramentas. A rede social, focada no perfil profissional dos usuários, vem se tornando quase que indispensável nesse processo, desbancando inclusive os tradicionais currículos, tanto em relevância como em quantidade/qualidade de dados. A plataforma, contudo, não apresenta benefícios apenas para os recrutadores. Ela é especialmente útil para os que estão à procura de oportunidades, pois oferece uma série de possibilidades que, se bem aproveitadas, podem garantir que o candidato leve vantagem sobre seu concorrente.

Pensando nisso, seleciono aqui seis dicas – baseadas nas ideias da perita em carreiras do LinkedIn, Nicole Williams, para que os usuários tenham mais chances de atrair o interesse das empresas. Confira:

1.Uso de palavras-chave:
Os mecanismos de busca do LinkedIn – assim como os do Google, Bing, Yahoo… –, funcionam por meio do uso de palavras-chave. Assim, ao atualizar o seu perfil, tenha o cuidado de listar os termos que tenham ligação direta com você e com suas habilidades. É importante pensar como os recrutadores e escrever no perfil as palavras que você imagina que eles buscariam, por exemplo: ao invés de usar “estratégia digital”, prefira “estrategista digital”.

2. Fotos legais:
Entre um candidato que possui foto e outro que não possui, o primeiro geralmente leva vantagem. Daí a importância de uma boa imagem para ilustrar o seu perfil. Mas cuidado: prefira fotos mais sóbrias e que tenham alguma relação com sua atividade; deixe as mais descontraídas para o Facebook.

3. URL personalizada:
O uso de uma URL personalizada (ex: http://br.linkedin.com/in/romero/) permite que seu perfil seja listado em buscas no Google. Isso torna mais fácil para os recrutadores encontrar seu perfil e compartilhar suas informações com outros recrutadores.

4. Peça recomendações:
Solicite que seus antigos chefes e colegas recomendem o seu trabalho no LinkedIn. Isso pode ajudar o recrutador a perceber quais são os seus pontos fortes, bem como a avaliar as suas experiências profissionais passadas. No entanto, atente que a parte mais importante da recomendação não é necessariamente o conteúdo, mas o fato de que ela existe em si. Isso mostra que alguém estava disposto a tirar um tempo para atestar pessoalmente suas capacidades.