Com o objetivo de ampliar o acesso dos consumidores aos seguros de veículos, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) vai flexibilizar regras e critérios para a contratação e renovação das apólices de carros, motos e caminhões. A nova norma entra em vigor no dia 1 de setembro.

Pelos novos critérios, os seguros poderão ser personalizados e o dono de um veículo poderá contratar modalidades específicas da cobertura. Por exemplo: ele pode selecionar a opção de cobertura para furto e roubo, mas não contratar para acidentes, colisões e incêndios.

+ Anfavea apresenta cenários para futuro da motorização de veículos

Além disso, a Susep vai alterar a regra da vinculação do seguro ao veículo, que passará a ser do condutor. A ideia é cobrir todos os veículos que a pessoa tenha sem que ele precise ativar o seguro de um por um dos automóveis, por exemplo. A nova regra também poderá ser aplicada para carros de seguradoras e veículos compartilhados.

Dados de 2019 do Departamento Nacional de Trânsito mostram que 84% da frota brasileira de veículos não possui um seguro e, com o barateamento da proteção, a expectativa é de que mais pessoas topem contratar algum tipo de serviço individual.

As novidades ainda incluem uma nova modalidade de cobertura em caso de sinistro, com o segurado podendo escolher pela cobertura parcial. Neste tipo de contratação, a pessoa pode dividir o risco com a operadora, sendo reembolsado pela metade do valor do sinistro e deixando o contrato do seguro mais barato.

A circular foi publicada no Diário Oficial da União e você pode ler a íntegra das mudanças clicando aqui.