A Superintendência de Seguros Privados (Susep) mudou as regras para seguros de automóveis, que passam a valer a partir desta quarta-feira (1º).

Segundo o órgão, a nova norma tem como objetivo simplificar e flexibilizar o seguro auto com diferentes coberturas para o segurado.

+ EUA dá à Huawei licenças para comprar chips de automóveis, dizem fontes
+ Recalls de carros cresceram 31% em 2021; confira as fábricas com programas abertos

Contrato sem a identificação do veículo

Entre as mudanças implementadas está a possibilidade de o seguro ser contratado sem a identificação exata do veículo e vinculado ao condutor.

Esta medida, aumenta, por exemplo, o acesso a motoristas de aplicativos que adotam o compartilhamento de automóveis, utilizam carros por assinatura ou alugados.

Coberturas customizadas

Outra novidade é a possibilidade de comercialização de coberturas, de forma isolada ou combinada, de diferentes riscos que atendam as necessidades do segurado.

“A permissão para estruturação de coberturas de casco de forma parcial, com assunção apenas de parte do risco pela sociedade seguradora, e a exclusão de limite para caracterização de indenização integral permitirão maior diversificação de produtos e preços, atendendo às necessidades e preferências de diferentes consumidores”, diz a Susep.

Mercado

De acordo com a superintendente da Susep, Solange Vieira, a mudança é importante no processo de acesso ao seguro e desenvolvimento do setor. “As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolhas”, afirma em nota divulgada.