MELBOURNE (Reuters) – Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, começou seu primeiro fim de semana fora da série mais longa do mundo de confinamentos contra a Covid-19 com festas de rua espontâneas, música ao vivo e pubs, bares e restaurantes lotados.

Com cerca de cinco milhões de habitantes, Melbourne suportou 262 dias, ou quase nove meses, de restrições durante seis lockdowns desde março de 2020, mais do que os 234 dias de bloqueio contínuo em Buenos Aires.

Apesar da chuva na manhã deste sábado, pessoas fizeram fila para barbeiros e restaurantes de café da manhã, todos abertos apenas para vacinados.

No fim da sexta-feira, pessoas irromperam em uma festa de rua espontânea no sudeste de Melbourne, e muitas se alegraram com seu primeiro drinque em meses em um pub com amigos, mostraram imagens nas mídias sociais.

Embora o surto da variante Delta continue a se espalhar, com 1.750 novos casos e nove mortes relatadas neste sábado no Estado de Victoria, do qual Melbourne é a capital, o relaxamento das restrições veio, com a taxa de vacinação total do estado chegando a 70%.

(Por Lidia Kelly)