A morte de Philip, o duque de Edimburgo, aos 99 anos, abalou a mais longeva monarquia da história moderna. A partida do marido da Rainha Elizabeth não apenas parou o Reino Unido, mas, em tempos de pandemia, lembrou o mundo da efemeridade da vida. Em sete décadas de casamento, ao atravessar duas guerras mundiais, dezenas de turbulências, o príncipe Philip se manteve firme ao lado da rainha em todos os momentos, tendo sua vida exposta em tabloides e suas ações questionadas constantemente. Mas uma coisa nunca foi revelada. No livro Prince Philip: A Portrait of the Duke of Edinburgh, a escritora inglesa Ingrid Seward, conta que há uma frase escrita da parte interior da aliança usada pela rainha que foi escolhida pelo príncipe e que apenas três pessoas tiveram conhecimento. Com a morte de Philip, apenas Elizabeth sabe do conteúdo misterioso.

O BRASIL NÃO É TODO MUNDO

Fabio X

Uma frase comum de se ouvir em lares com crianças e adolescentes é “mas todos meus amigos vão”, sentença que, invariavelmente, vem acompanhada de um sonoro “mas você não é todo mundo”. E se isso vale na dinâmica familiar, parece funcionar também na comunidade mundial. O mais recente relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado na última terça-feira (13) mostra que, na contramão das maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não apresentou em março um crescimento, ainda que tímido, na comparação com o mesmo mês de 2020. De países pequenos como a França aos imensos como a Rússia, cada um encontrou a própria forma de atravessar a crise sanitária e voltar a crescer, enquanto o Brasil, que não é todo mundo, segue de castigo em casa.

GIRL FROM AMAZONIA

Divulgação

Prestes a lançar o álbum Girl From Rio, o disco que promete lançar a cantora Anitta oficialmente para a cena internacional, a carioca resolveu mandar um recado direto para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Por meio do Twitter, a cantora compartilhou um video pedindo que o presidente americano não dê sequência a um suposto acordo que estaria em curso com o presidente Bolsonaro sobre a Amazônia. Segundo o vídeo, o presidente brasileiro estaria tomando decisões sem ouvir a população brasileira e não refletia os interesses do País e do meio ambiente. O video, que também foi compartilhado por celebridades como Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo viralizou após o The New York Times publicar uma matéria em que o embaixador brasileiro, Nestor Forster, revela negociações entre Biden e Bolsonaro sobre a Amazônia como condicionante para que o Brasil consiga entrar na OCDE.

UM CELULAR NA MÃO UM CAPACETE NA CABEÇA

Podia ser o enredo de um filme de Glauber Rocha, mas infelizmente não é. Sem renda e sem saída, cresceu no último ano a dependência dos brasileiros por aplicativos de entrega e serviços via aplicativos como fonte de renda. Hoje, segundo o Instituto Locomotiva, 32,4 milhões de brasileiros dependem do dinheiro proveniente deste tipo de recurso para se sustentar, o que representa 20% da população economicamente ativa. Em fevereiro do ano passado era 13%. A forma de obter renda, sem garantias ou subsídios, é considerada de alta vulnerabilidade e risco. E se a massividade do trabalho precário parece violento, o próprio Glauber lembra a importância de retratar a realidade. “toda estética de violência, antes de primitiva, é revolucionária, pois mostra ao colonizador a condição do colonizado.”

40 milhões de brasileiros não possuíam acesso à internet em 2019. O número representa cerca de 21,7% da população, segundo dados do IBGE.

TODOS FALARÃO SOBRE LULA

Miguel Schincariol

A maioria do STF entendeu na quarta-feira (14) que cabe ao plenário da Corte decidir sobre a anulação das condenações impostas ao ex-presidente Lula pela Justiça do Paraná na Lava Jato. Com a decisão uma nova votação será marcada para que o colegiado bata o martelo sobre a condenação do petista.

CONVERSA INDECOROSA

Pode parecer um diálogo de mesa redonda de futebol, dessas que recheavam a TV aberta no domingo à noite. A troca de mensagens entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) – que revelou a conversa no sábado (10) –, tem frases dignas de um programa de baixo orçamento. A conversa passa pelo cômico, pela ofensa e termina, obviamente, com panos quentes.

Veja os destaques: