Economia

Secex investiga suposto dumping em filmes de PET importados do Bahrein e do Peru


A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) instaurou investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações de filmes PET do Bahrein e do Peru para o Brasil. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 2.

A investigação resulta de petição feita pela empresa Terphane em outubro passado. Além da peticionária, são partes interessadas no processo produtores/exportadores dos países investigados, os importadores brasileiros do produto, os governos do Bahrein e do Peru e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

O produto objeto da investigação são filmes, chapas, folhas, películas, tiras e lâminas, biaxialmente orientados, de poli(tereftalato de etileno), denominado na investigação apenas como filmes PET.

Os filmes PET são commodities da indústria de filmes de poliéster, utilizados na indústria de conversão de embalagens flexíveis e em algumas aplicações industriais, como desmoldagem de telhas e isolamento de cabos elétricos e telefônicos.