Economia

Secex abre investigação sobre dumping nas exportações de chapas de gesso


A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) decidiu iniciar investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações do México para o Brasil de chapas de gesso ou de composições à base de gesso revestidas e/ou reforçadas com papel ou cartão, e de dano à indústria doméstica decorrente de tal prática. A decisão consta de Circular publicada no Diário Oficial da União de hoje.

A análise dos elementos de prova de dumping considerou, segundo a Circular, o período de abril de 2016 a março de 2017. Já o período de dano considerou de abril de 2012 a março de 2017.

Segundo dados do processo, em 31 de julho deste ano, a Associação Brasileira de Drywall e a Trevo Industrial de Acartonados S.A (Trevo) protocolaram petição de início de investigação de dumping nas exportações dos produtos mencionados. Após análise dos fatos, concluiu-se que há indícios de que as importações da origem investigada a preços com suspeita de dumping contribuíram para a existência dos indícios de dano à indústria doméstica. Por isso, recomendou-se o início da investigação.