A SEC (Securities and Exchange Commission, equivalente americana à CVM) suspendeu nesta sexta-feira (26) as operações com ativos de 15 empresas, por causa de “negociações questionáveis e atividade em mídia social”, a última de uma série de interrupções temporárias de negociações em meio a negociações voláteis das chamadas “ações meme”.

Em comunicado, o órgão regulador disse que esta é mais uma de suas operações que têm como alvo “aparentes tentativas de mídia social para inflar de modo artificial o preço de suas ações”.

+ Coinbase entra com pedido para listagem direta de ações na SEC

O órgão diz ainda manter um esforço para responder a potenciais tentativas de “explorar investidores durante a volatilidade recente do mercado”.

De acordo com a CNA, a SEC agiu porque nenhuma das empresas apresentou informação ao órgão regulador por mais de um ano. Esta é a terceira e maior onda de suspensões do regulador em resposta à atividade da mídia social.

O interesse do varejo em certas ações, mais notavelmente a GameStop Corp, aumentou em um frenesi da mídia social, levando a negociações voláteis.

Veja as companhias que foram alvos da medida da SEC:

1- Bebida Beverage Co. (BBDA)

2- Blue Sphere Corporation (BLSP)

3- Ehouse Global (EHOS)

4- Eventure Interactive (EVTI)

5- Eyes on the Go (AXCG)

6- Green Energy Enterprises (GYOG)

7- Helix Wind (HLXW)

8- International Power Group (IPWG)

9- Marani Brands (MRIB)

10- MediaTechnics Corp. (MEDT)

11- Net Talk.com (NTLK)

12- Patten Energy Solutions Group (PTTN)

13- PTA Holdings (PTAH)

14- Universal Apparel & Textile Company (DKGR)

15- Wisdom Homes of America (WOFA).