Agronegócio

Seara bate recorde no transporte via cabotagem no 1º semestre

São Paulo, 16 – A Seara Alimentos bateu recorde no transporte via cabotagem no primeiro semestre deste ano. O volume de embarques realizados pela companhia no mercado doméstico foi 84% superior ao registrado nos primeiros seis meses de 2017, reforçando o crescimento que já havia sido observado em 2018, diz a empresa em comunicado.

A companhia, que se iniciou na modalidade em 2013, bateu o seu recorde mensal em abril de 2019 e repetiu o feito no mês seguinte, com 284 embarques realizados em cada período. O diretor de Logística da Seara Alimentos, Fábio Artifon, informa na nota que “a produção relevante da companhia em Santa Catarina, com acesso facilitado aos portos da região, e a redução de custos alcançada com a menor utilização de carretas em rotas de longo percurso, principalmente para os destinos na região Nordeste, motivam a Seara a continuar apostando em cabotagem”.

Segundo a Seara, a cabotagem vem sendo apontada como um dos modais que mais tendem a crescer na movimentação de cargas brasileira. Para o segmento de proteína animal, o transporte nesse modal oferece maior eficiência no controle da temperatura dos produtos, já que o contêiner permanece conectado em fonte de energia elétrica e tem a temperatura monitorada até a chegada ao destino.

A Seara salienta que o transporte por via marítima também gera menor impacto ambiental em comparação com outros modais em razão da menor utilização de combustível (aproximadamente oito vezes menos consumo em relação ao modal rodoviário), e por ter capacidade de transportar maior volume de mercadoria por viagem também se comparado ao modal rodoviário.