Quais são os desafios e oportunidades entre Brasil e Reino Unido?
Há muita sinergia na agenda bilateral entre Brasil e Reino Unido. Um dos exemplos relacionados ao tema de meio ambiente e economia verde é o Programa de Energia para o Brasil (BEP), que une o pioneirismo brasileiro em tecnologias e energias renováveis com a experiência britânica no desenvolvimento e financiamento de tecnologias de baixo carbono. Tal iniciativa poderá trazer muitas oportunidades para o Brasil, acelerando nossa transição energética e contribuindo para projetos de economia verde que poderão gerar impacto socioeconômico muito positivo.

Na COP-26, vários líderes ficaram incomodados com a falta de detalhes da proposta do governo brasileiro sobre como colocar isso na prática. Qual sua avaliação?
Se o Brasil focar em ações concretas e garantir a efetivação de suas metas, haverá a melhoria de sua imagem no âmbito internacional. Isso poderá atrair mais investimentos para diversos setores de nossa economia. O mundo espera que o Brasil reconheça o atual quadro de emergência climática e paute suas decisões a partir dos fatos, assegurando transparência e participação popular.

O que o Brasil pode fazer na prática para melhorar a relação com o Reino Unido?
Temos promovido diversas ações na Câmara Britânica visando fomentar discussões e atividades focadas nos temas de economia verde, financiamento verde, a regulação do mercado de carbono e como se dará a transição energética para uma matriz focada em energias limpas e renováveis. Há muitas possibilidades de ampliar a sinergia na agenda do Brasil com o Reino Unido e as relações comerciais e de investimentos já existentes podem ser aprimoradas, dado nosso potencial de cooperação em diversos temas, principalmente em relação a energias renováveis, meio ambiente e economia verde.

(Nota publicada na edição 1248 da Revista Dinheiro)