Giro

Saúde anuncia 4ª dose contra a covid para idosos acima de 80 anos em todo o País

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

A nova orientação já consta em nota técnica publicada pela pasta (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)



O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta quarta-feira, 23, a recomendação para a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos de todo o País. A nova orientação já consta em nota técnica publicada pela pasta. Conforme o Estadão antecipou na segunda-feira, 21, fontes do governo disseram que uma nova rodada deveria ser divulgada em breve.

A estimativa é que 4,6 milhões de brasileiros sejam imunizados. São Paulo e Mato Grosso do Sul já se anteciparam e estão imunizando essa faixa etária. A partir de agora, outros Estados já podem iniciar essa etapa da campanha nacional de vacinação para esse público.

A recomendação é que o imunizante aplicado deve ser, preferencialmente, da Pfizer e de maneira alternativa usadas as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. A aplicação deve ocorrer quatro meses após a administração da terceira dose.

+ Cidade de SP aplica 4ª dose em idosos de 70 anos ou mais a partir de 29 de março




De acordo com o ministério, a recomendação foi discutida pelos especialistas da Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que consideraram a situação epidemiológica do Brasil e a redução da efetividade das vacinas, principalmente entre as faixas etárias mais avançadas.

“Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de três a quatro meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, disse, em nota.

O Ministério da Saúde já recomenda a aplicação da quarta dose para pessoas imunossuprimidas com mais de 12 anos.


A pasta afirma ainda que acompanha a necessidade da aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias e as recomendações podem ser revistas a qualquer momento.

Estados se antecipam

O governo de São Paulo iniciou na segunda-feira, 21, a aplicação da quarta dose da vacina contra covid-19 em idosos com mais de 80 anos. O estado paulista recomenda a administração da dose apenas em idosos acima de 80 anos e em pessoas com comorbidades que têm mais de 12 anos. Segundo o governador João Doria, novas faixas etárias devem ser anunciadas na próxima semana.

Desde sexta-feira, 18, porém, os idosos acima de 80 anos estão recebendo o segundo reforço na capital paulista. O município também se antecipou e anunciou que na próxima terça-feira, 29, começa a imunizar o público de 70 anos. A vacinação será feita com os imunizantes disponíveis.

O Mato Grosso do Sul também já começou a vacinar idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde com a quarta dose.






Tópicos

2ª dose de reforço São Paulo 4 dose vacina covid brasil 4 dose vacina covid campinas 4 dose vacina covid es 4 dose vacina covid imunossuprimidos 4 dose vacina covid para imunossuprimidos 4 dose vacina covid recife 4 dose vacina covid sao paulo 4 dose vacina covid sbc 4 dose vacina covid sc 4 dose vacina covid sp 4ª dose 4ª dose SP adolescentes e crianças covid anvisa coronavac astrazeneca falta postos astrazeneca onde tem calendário de vacinação em guarulhos calendário de vacinação em são paulo calendário de vacinação em são paulo capital calendario de vacinação sp calendário oficial de vacinação em são paulo coronavírus covid SP cronograma vacina covid sp dose de reforço sp em qual idade está a vacinação em são paulo? Em que idade está a vacinação em São Paulo? envase satisfatório coronavac escala de vacinação em são paulo faixa etaria vacina covid sp fila vacina sp filometro sp idosos imunidade dura quanto tempo 3ª dose locais de vacinação em são paulo mega posto de vacinação são paulo novas datas de vacinação em são paulo novo calendário de vacinação em são paulo ponto de vacinação covid são paulo por que preciso tomar 4ª dose posto de vacinação covid posto de vacinação covid são paulo quais vacinas estão sendo aplicadas em são paulo? qual a eficácia da vacina coronavac qual a idade da vacinação hoje em são paulo? Qual vacina está sendo aplicada em São Paulo? quarta dose benefício quarta dose imunidade quarta dose riscos quarta dose São Paulo REVACINAÇÃO revacinação em são paulo? São Paulo começa 4ª dose São Paulo quarta dose São Paulo uma morte 24 horas saúde SP 4ª dose SP quarta dose suspensão coronavac temperatura em são paulo transmissão adolescentes crianças vacina do butantan vacina ja vacina ja cadastro vacinação vacinação 3ª dose vacinação adolescentes Vacinação crianças vacinação crianças governo queiroga vacinação doria 4ª dose vacinação dose de reforço vacinação em carapicuíba vacinação em osasco vacinação em são paulo capital Vacinação EUA 4ª dose Vacinação EUA dose de reforço Vacinação Prefeitura de SP vacinação quarta dose FDA vacinometro sp