Uma das características mais marcantes de Saturno, os seus na anéis, está desaparecendo lentamente. Os anéis estão perdendo material a cada ano. Os micrometeoritos que chegam e a radiação do sol perturbam os pequenos pedaços da matéria do anel, eletrificando-os. Esse movimento tem colocado as partículas próximas demais do topo da atmosfera de Saturno, quando a gravidade as atrai, elas são vaporizadas nas nuvens do planeta.

De acordo com matéria da The Atlantic, os astrônomos chamam isso de “chuva de anel” e, com o tempo, esse e outros fenômenos minam o elemento distintivo de Saturno Saturno. Para James O’Donoghue, cientista planetário da JAXA, a agência espacial do Japão, os anéis desaparecerão em cerca de 300 milhões de anos.

+ Sol teria tido anéis como os de Saturno, diz estudo

Os cientistas acreditam que os moradores da Terra ainda têm muito tempo para se maravilhar com a beleza dos anéis de Saturno e estudá-los. Porque, embora os astrônomos entendam que os anéis estão saindo, eles ainda não sabem tudo sobre eles, inclusive como eles se formaram inicialmente.

Desde a sua descoberta, a comunidade científica não chegou a um consenso sobre a história de origem dos anéis de Saturno. A principal teoria é que os anéis se formaram quando uma das luas de Saturno se aproximou demais da atmosfera do planeta e foi despedaçada.