Satélites da Starlink, empreitada do multimilionário Elon Musk no espaço, foram registrados caindo na atmosfera, especificamente no interior de São Paulo, na última sexta-feira (11). Imagens foram captadas por câmeras da Exoss e da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

O satélite que foi visto no ar começou a queimar entre o centro-oeste e sudeste do interior de São Paulo e, segundo o UOL, se tratava do Starlink-32, lançado em 24 de maio de 2019. A reentrada era prevista para acontecer nesta data e possivelmente sobre o Brasil.

+ Elon Musk ultrapassa Mark Zuckerberg e entra para top 3 bilionários
+ Elon Musk fará demonstração ao vivo de dispositivo de sua empresa de implantes em humanos

Já foram lançados mais de 700 mini satélites pela Starlink e alguns deles apresentaram problemas, por isso estão voltando à terra. Há duas semanas o starlink-40 foi visto cruzando o céu dos Emirados Árabes.

Esses equipamentos, apesar de pesarem 230 kg, são frágeis e se desintegram com facilidade quando entram em contato com a atmosfera e pegam fogo. Por isso, não há perigo de que eles causem danos ao cair em alguma cidade.

A Starlink é parte do plano de Elon Musk para ganhar notoriedade no mundo. Ele quer lançar pelo menos 12 mil satélites no espaço e formar uma rede de internet mais barata e eficiente.