O maior estado da Malásia, Sarawak, anunciou que não está permitindo a importação de frango do Brasil por conta do caso de contaminação relatado pela China. Em nota, o país afirmou que está atento e suspendendo importações de qualquer região que apresentar problemas.

O presidente do Comitê Estadual de Gestão de Desastres (SDMC), Datuk Amar Douglas Uggah Embas, disse que Sarawak tem abastecimento suficiente de frango doméstico. Além disso, afirmou que o estado só irá importar de países que foram certificados por produzir carnes livres de doenças.

+ Filipinas suspende temporariamente importação de frango do Brasil
+ Shenzhen identifica fábrica da Aurora em Xaxim (SC) como origem do frango contaminado

“Gostaria de informar a todos que nós (governo do estado) não estamos permitindo a importação de frango do Brasil”, disse ele em entrevista coletiva. A medida foi, segundo o comunicado divulgado pelo governo, uma resposta às preocupações da população.

Uggah, que também é vice-ministro-chefe de Sarawak, disse que o governo estadual contribuiu com 1 milhão de RM (moeda local) para aumentar a capacidade de triagem da covid-19 no hospital Sarawak Heart Center.

Hoje (14), o Departamento de Agricultura das Filipinas também impôs uma proibição temporária à importação de carne de aves do Brasil. A medida, segundo a agência de notícias do governo, é uma precaução após a detecção da covid-19 em asas de frango importadas do país.