Turismo

São Paulo Octoberfest terá 11 dias de festa e deve gerar R$ 40 milhões no turismo da cidade

Crédito: Divulgação

No lançamento do cardápio da 3ª São Paulo Oktoberfest: Alexandre Cândido, diretor de Craft Beers da Heineken; Vinícius Lummertz, secretário de Turismo do estado de São Paulo; Walter Cavalheiro Filho, embaixador da São Paulo Oktoberfest; Philipp Schiemer, presidente da AHK e da Mercedes-Benz; Werner Rotzinger, chef da Oktoberfest; Mauro Homem, diretor de comunicação da Heineken (Crédito: Divulgação)

Em sua terceira edição, a São Paulo Octoberfest, que neste ano acontece de 20 de setembro a 06 de outubro, no Jockey Club, estima atrair o maior público da história da versão paulistana do festival. Com 90% dos ingressos para o primeiro final de semana vendidos, a festa deverá gerar cerca de R$ 40 milhões no turismo da cidade, 1.800 empregos diretos e indiretos e ter um fluxo de mais de 100 mil pessoas, com mais de 30 mil visitantes de fora da capital paulista.

Com investimentos de mais de 5 milhões em marketing e mídia, a expectativa de crescimento para 2023 é de até 300 mil visitantes. A mais famosa festa popular alemã já está consolidado no calendário oficial da cidade, que guarda uma relação histórica com a comunidade germânica e que também é o maior polo industrial alemão fora da Alemanha.

“Com o sucesso crescente da festa e seu impacto na cultura da cidade, acreditamos que em breve vamos contar com um abraço ainda maior de empresas alemãs que enxergam nesse festival não apenas a valorização de sua cultura como também engajamento mais descontraído com seus públicos”, diz o fundador do festival no Brasil, Walter Cavalheiro.

De acordo com a Câmara Brasil-Alemanha – que conta com mais de 1.200 empresas associadas de todo o Brasil, representantes dos mais diversos setores e segmentos da economia – o capital alemão representa no Brasil aproximadamente 10% do PIB industrial do País. O Estado de São Paulo, principal centro econômico da América Latina, abriga mais de 900 subsidiárias de empresas alemãs que atuam nos mais diferentes setores da indústria e de serviços.

Segundo Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha e também presidente da Mercedes-Benz, a São Paulo Oktoberfest é um convite para vivenciar a Alemanha de verdade: uma nação alegre, que celebra a família e que tem seu olhar voltado para o futuro. “Ela traz consigo o aumento de investimentos na região, assim como a geração de empregos e a divulgação da cidade como um destino turístico”, afirma Schiemer.

A edição da capital paulista será simultânea aos dias da Oktoberfest de Munique e conta com o apoio de grandes marcas como Mercedes-Benz, Eisenbahn e Aurora Alimentos. Além disso, trará 10 experiências inéditas de empresas que apoiam o festival e com mais de 40 parceiros expondo seus produtos.

Gastronomia
O chef alemão Werner Rotzinger já está trabalhando na preparação de grandes nomes da culinária alemã, com temperos originais e vai estrear um novo prato da Bavária na Biertend, mas sempre pensando no paladar do brasileiro. Serão 17 cozinhas e 154 pratos disponíveis. A gastronomia típica poderá ser harmonizada pela a experiência cervejeira proporcionada pela Eisenbahn junto com as cervejarias artesanais.

Programação musical
Com mais de 100 horas de atrações musicais que acontecem em dois palcos, a programação musical inclui a participação de 30 bandas nacionais e típicas. Estão confirmadas as apresentações da Banda IRA! Paralamas do Sucesso, Kiko Zambianchi, Diogo Nogueira, Biquini Cavadão, Blitz, Raimundos, Terra Celta, Armored Dawn, Queen Experience e a dupla Overdriver Duo. Além disso, a grande animação da festa com músicas típicas alemãs será puxada pela Banda Cavalinho, Banda do Caneco, Banda do Barril e o Bando do Fritz.

Confira a programação da 3ª São Paulo Oktoberfest no site do festival.

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