Nesta quarta-feira (13), o estado de São Paulo liberou o cadastro no sistema Vacina Já para a vacinação infantil. Segundo o governo, a medida visa agilizar o processo de vacinação das crianças de 5 a 11 anos no momento da aplicação nos postos de saúde.

O esquema vacinal seguirá o esquema de prioridades do Governo Federal para crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Para as crianças com comorbidades será necessário comprovar sua condição com exames, receitas, relatórios, prescrição médica ou com o cadastro que já existe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

+ São Paulo reforça restrições a grandes eventos com aglomeração; veja regras

Confira a lista a seguir:

Comorbidades que serão consideradas para a vacinação das crianças
Comorbidades que serão consideradas para a vacinação das crianças (Crédito:Governo do Estado de São Paulo)

A estimativa é de que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas assim que as doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde. O primeiro lote da Saúde direcionado para a vacinação das crianças deve chegar no dia 13 de janeiro. Se o prazo for cumprido, a gestão estadual prevê que a distribuição e início da vacinação ocorra em 24h.

Como fazer o cadastro da vacina para crianças?

Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online. Caso não consigam realizar o pré-cadastro, os pais não precisam se preocupar, pois a vacinação também será feita mesmo sem ele, com realização do cadastro completo presencialmente na unidade de vacinação.