Antecipando o calendário de vacinação em São Paulo, o governo paulista vai iniciar nesta sexta-feira (14) a aplicação das doses do imunizante contra a Covid-19 em crianças dos 5 aos 11 anos.

Em nota, a gestão João Doria anunciou que a primeira dose será aplicada em ato no Hospital das Clínicas, às 12h.

+ Covid-19: Ocupação de leitos de UTI em 4 capitais está em alerta crítico

Na quarta-feira (12), o governo havia iniciado o pré-cadastro das crianças nessa faixa de idade para agilizar o processo de vacinação. Em menos de 24 horas, mais de 230 mil crianças foram cadastradas nos sistemas do Vacina Já.

Apesar do adiantamento por parte do Governo Doria, a capital paulista só inicia a vacinação do público infantil na segunda-feira (17), segundo anúncio do secretário de Saúde, Edson Aparecido. Até o momento, a Prefeitura ainda não se manifestou sobre uma possível antecipação do calendário.

Como será a vacinação das crianças?

O esquema vacinal seguirá o esquema de prioridades do Governo Federal para crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Para as crianças com comorbidades será necessário comprovar sua condição com exames, receitas, relatórios, prescrição médica ou com o cadastro que já existe nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Comorbidades que serão consideradas para a vacinação das crianças
Comorbidades que serão consideradas para a vacinação das crianças (Crédito:Governo do Estado de São Paulo)

Clicando aqui você pode acessar o “Vacina Já” e cadastrar uma criança. A ideia do cadastro é agilizar a aplicação da dose no posto de saúde, mas o governo estadual disse que quem optar por não fazer o pré-cadastro não será afetado.

Nas próximas 3 semanas, cerca de 4,3 milhões de crianças devem ser imunizadas no estado.