Assim como ocorreu com a vacinação adulta, as crianças entre 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência podem vacinar-se através da “xepa” na cidade de São Paulo a partir desta segunda-feira (17). A ideia da ação é evitar o desperdício do imunizante pediátrico da Pfizer e acelerar a vacinação da população.

A “xepa” significa zerar as doses de vacina que sobram dos frascos e que não poderão ser utilizados em outro dia devido ao prazo de validade. Elas são aplicadas no horário de encerramento da vacinação.

+ Covid-19: ministro da Saúde pede que se reforce cuidados na vacinação
+ Começa hoje vacinação de crianças contra covid-19 em SP

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cada unidade de atendimento organiza uma lista de espera com crianças que moram ou estudam na região do posto de saúde.

Para se inscrever à “xepa” é preciso ir ao posto de saúde mais próximo, informar o telefone pelo qual será convocado em caso de disponibilidade de dose e apresentar um comprovante de endereço.

Dentro do calendário oficial de vacinação, a cidade São Paulo iniciou nesta segunda (17) a vacinação contra a Covid-19 a crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

A aplicação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs ocorrem das 8h às 19h. O acompanhamento dos pais ou responsáveis e o documento que comprove a comorbidade são obrigatórios.