O Santander organizou nesta quarta-feira (3) em Londres, Inglaterra, o seu Investor Day, evento dedicado a apresentar resultados do banco e antecipar os planos para o futuro. Entre as metas e objetivos, o destaque ficou para o anúncio do investimento de US$ 22 milhões (20 milhões de euros) em tecnologia e digitalização para os próximos quatro anos.

O objetivo é que o dinheiro sirva para desenvolver novas soluções para aumentar a rentabilidade, crescimento e eficiência, que causaria um corte de custo anual na casa de US$ 1,3 milhões. Segundo a presidente da companhia, Ana Botín, a digitalização servirá para reduzir custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar seu vínculo com o banco.

Ela adiantou que o programa pretende criar um serviço digital de pagamentos com transferências internacionais, uma plataforma de comércio global para pequenas e médias empresas e outra focada em pagamentos via celular e cartões de crédito. A estratégia digital chega em um momento em que o Santander traça uma meta de ter 50 milhões de clientes digitais. Para isso, já anunciou o aumento da porcentagem de rendimento dos dividendos, saindo da faixa de 30% a 40% para 40% a 50%.

O Brasil ganhou destaque especial no evento, já que foi responsável por um terço do lucro global do banco em 2018. Mas a projeção de crescimento deste ano é modesta, girando na casa de 20%.