A Amazon tem atualmente em São Francisco, na Califórnia, duas unidades de seus mercados sem caixas, o Amazon Go, com planos de abrir uma terceira loja do tipo na cidade. Porém, a rede –  ao menos em seu modelo atual – pode estar com os dias contados na cidade.

Em fevereiro, a supervisora do distrito 5 de São Francisco (uma espécie de vereadora da cidade), Vallie Brown, propôs uma medida que baniria do município todas os estabelecimentos que não aceitam pagamento em espécie, o que atinge diretamente a Amazon Go e seu sistema que detecta os produtos quando o cliente sai da loja e cobra diretamente na conta do e-commerce da empresa.

Brown defende a medida como uma questão de igualdade. Segundo ela. para muitos residentes da cidade como, por exemplo, aqueles que não conseguem tirar um cartão de crédito ou não podem abrir uma conta no banco, poder comprar produtos e serviços depende da disponibilidade de pagar em dinheiro. “Muito americanos não têm contas em bancos, seja por escolha ou por não se encaixarem no perfil para participar do sistema bancário formal”, explica a representante da proposta.

Inicialmente a ideia de Brown não afetava a Amazon Go (nem food trucks, lojas pop-up e outras exceções) pois a proposta incidia apenas em estabelecimentos que não tinham funcionários para lidar com o dinheiro. Mas após uma revisão, a Amazon Go foi incluída na lista porque eles “podem pagar”, segundo Brown.

Caso a proposta seja aprovada e aplicada na cidade de São Francisco, a empresa de Jeff Bezos deverá escolher entre mudar o conceito de suas lojas de mercados sem caixas, ou fechá-las de vez.