A Samsung é uma das marcas mais fortes do mercado de smartphones. A empresa sul-coreana conta com um leque variado de telefones lançados, e muitos mais a ser desenvolvidos para chegar às mãos dos consumidores já no início do ano.

Mas agora uma recente patente da marca mostra um smartphone futurista com uma câmara frontal que se oculta.

+ Samsung Galaxy S21: preços do smartphone vazam antes do lançamento
+ Samsung não desistiu da linha Note e garante novidades para o próximo ano

Os telefones dobráveis chegaram para dar um suspiro de ar fresco, trazendo uma reinvenção necessária, mas são produtos caros e, como tal, não estão acessíveis a todos os bolsos. Nesse sentido, as marcas têm registado algumas patentes interessantes com ideias para smartphones diferentes para o futuro.

A Samsung Electronics solicitou uma patente que descreve um celular cuja câmera frontal pode ser escondida através de uma alteração na camada da tela.

Quando o utilizador não necessita tirar uma fotografia, a câmera frontal e o flash LED ficam ocultos e a tela exibe normalmente outros dados como a hora e o estado de bateria do telefone. E quando a câmara é necessária, a tela dá lugar a uma lente de alta qualidade.

Para isto ser possível, o telefone conta com uma área transparente na zona superior central. A camada de exibição secundária (sub-exibição) está sob essa área transparente.

Este sistema será automático, mas também poderá ser ativado manualmente pelo utilizador, através de um controle deslizante próximo do botão de ligar/desligar. Sem dúvida que este detalhe dá um toque futurista ao equipamento. Mas, como várias outras patentes, não se sabe se este projeto poderá tornar-se numa realidade ou, pelo contrário, vai ficar fechado ‘na gaveta’.