A Samsung Eletronics afirmou nesta sexta-feira (5) que espera uma retração de 56% nos lucros do segundo semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A companhia apontou a baixa na demanda de chips de memória usados em smartphones e computadores como maior razão para a queda.

Em nota aos investidores, a sul-coreana afirmou que projeta lucro operacional de US$ 5,6 bilhões nos últimos três meses, contra US$ 12,5 bilhões arrecadados no ano passado. O balanço oficial será publicado até o final deste mês.

Caso se concretize, este será o segundo revés nos lucros da companhia neste ano. No primeiro trimestre, a Samsung acumulou queda de 60% nos lucros e 14% de vendas em comparação com os três primeiros meses de 2018. Foram os piores resultados desde 2016, quando a companhia enfrentava o escândalo dos Galaxy Note 7 que explodiam ou pegavam fogo.

Além de ser a maior produtora de smartphones do mundo, a Samsung também é uma das principais fornecedoras de componentes eletrônicos, inclusive para a Apple. Com a estagnação do mercado de smartphones nos últimos anos, a sul-coreana sofre com a baixa nas vendas dos próprios aparelhos e com a queda na operação das concorrentes.