Giro

Samsung prepara smartphone com display enrolável, segundo patente

Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Ao se desenrolar, o display fica com uma dimensão 30% maior e, de acordo com rumores que circulam online, passa de 6 para 8 polegadas. (Crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Ao longo do tempo, temos visto a chegada de novas tendências de display no panorama dos smartphones dobráveis: das apostas que se dobram e desdobram como um livro às que têm um formato em “concha”, sem esquecer os displays enroláveis. Agora, uma nova patente solicitada pela Samsung é possível conhecer os planos da fabricante para o seu próximo dobrável.

A patente, solicitada em março de 2020 e oficialmente publicada pela World Intellectual Property Office (WIPO) em 21 de janeiro deste ano, revela um modelo de smartphone com display frontal enrolável, feito num material flexível.

+ Samsung Galaxy A72 4G terá suporte de carga rápida de 25W
+ Samsung lança novo smpartphone 5G e reduz os preços

A documentação apresentada pela Samsung fala também numa possível integração de um segundo display flexível na traseira no equipamento, embora opções, em materiais como películas metálicas, sejam consideradas.



A estrutura interior do smartphone dispõe de um mecanismo com engrenagens que permite enrolar o ecrã para dentro e para fora. Quando assume um formato mais compacto, parte do display flexível fica armazenada dentro da estrutura. O mesmo tipo de mecanismo é usado na traseira do equipamento

Ao se desenrolar, o display fica com uma dimensão 30% maior e, de acordo com rumores que circulam online, passa de 6 para 8 polegadas. A Samsung pretende fazer isso integrando um sistema chamado de “link de corrente” nas partes inferior e superior, que poderia ser puxado para dentro e para fora como uma gaita.

A descrição do equipamento detalha que o leitor de impressões digitais se encontrará baixo do display, havendo a possibilidade para a colocação de ainda mais sensores. A patente indica ainda que, no que toca à configuração da câmara de selfie, o smartphone terá uma muito semelhante à do Galaxy Z Fold2. Já as traseiras, a abordagem inspira-se no estilo do novo Galaxy S21.

Inspirado nas informações presentes na documentação apresentada pela Samsung à WIPO, o website LetsGoDigital criou uma série de renders 3D que dão a conhecer mais sobre o aspeto do smartphone.

Recorde-se que, ainda em 2019, a fabricante sul-coreana tinha apresentado uma patente para um smartphone com display expansível, que aumenta a sua superfície em cerca de 50% quando está aberto, e ainda outra para um equipamento com display “rolável”.

Já fora das propostas da Samsung, a LG aproveitou a edição de 2021 da CES para revelar um teaser do seu smartphone de dissplay enrolável, o LG Rollable, “escondido” já no final da sua conferência de imprensa.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago