Negócios

Samsung diz que tombo no primeiro trimestre será maior que o esperado

A retração será causada pela baixa na venda de chips de memória e displays para aparelhos eletrônicos. Além de maior fabricante de smartphones no mundo, a Samsung também é uma das principais fornecedoras de peças

Samsung diz que tombo no primeiro trimestre será maior que o esperado

A Samsung anunciou que a queda nos lucros no primeiro trimestre deste ano será maior do que o esperado, em um comunicado divulgado aos investidores nesta terça-feira (26). Esta é a segunda vez que a gigante sul-coreana alerta para um início de ano difícil: em janeiro, também em nota ao mercado, a empresa afirmou que as vendas deste início de ano cairiam em uma porcentagem de até dois dígitos em relação a 2018.

A retração será causada principalmente pela baixa na venda de chips de memória e displays para aparelhos eletrônicos, afirmou a companhia. Além de maior fabricante de smartphones no mundo, a Samsung também é uma das principais fornecedoras de peças eletrônicas para outras empresas, inclusive a Apple.

O anúncio é mais um indício da queda no comércio de smartphones no mundo. Para os analistas, a baixa é a soma de diversos fatores, como o mercado saturado, consumidores menos dispostos a trocar de aparelhos na mesma frequência de antes e frustração com o aumento dos preços dos novos modelos.

“Tudo está de acordo com a perspectiva do mercado de smartphones, que não é animadora neste momento”, disse Kiranjeet Kaur, analista da empresa de pesquisa IDC, com sede em Cingapura, à CNN.

De acordo com a entidade, o mercado de smartphones retraiu 4% no ano passado e deve ter nova queda em 2019. A China, o maior mercado do segmento, já deu claros indícios de desaceleração econômica, o que acarreta diretamente no poder de consumo da população e nos números globais.