Alguns estabelecimentos foram autorizados a reabrir as portas na cidade de Salvador, na Bahia, desde a última quarta-feira (03), como açougues e concessionárias de veículos. Esses estabelecimentos devem respeitar o protocolo geral, com distanciamento social e uso obrigatório de máscaras, e as orientações específicas para funcionar.

Além de açougues e concessionárias, estão liberados serviços de arquitetura e decoração, lavanderias, lojas de materiais elétricos e de ferragens, clínicas odontológicas e a realização de obras de construção civil em imóveis habitados.

No entanto, as medidas de restrição foram prorrogadas pelo prefeito ACM Neto até o dia 15 deste mês. Com isso, shoppings centers, teatros, cinemas, clubes esportivos, bares, restaurantes e academias de ginástica seguem fechados. A interdição de praias e a suspensão de aulas em instituições de ensino também se mantém.

+ O que abre a partir de segunda em Belo Horizonte
+ O que abre a partir de segunda na cidade do Rio de Janeiro
+ O que abre a partir de segunda na cidade de São Paulo

Os bairros de Paripe, Fazenda Grande do Retiro, Cabula, Beiru/Trancredo Neves e Lobato seguem em isolamento social até amanhã (09). Já a região de Periperi tem medidas mais restritivas até 10 de junho e Pernambués  e São Marcos, até sexta-feira (12).

Hoje, a prefeitura também anunciou que a partir da quarta-feira (10) os bairros de Itapuã e São Caetano passarão adotar essas medidas. Inicialmente, as regras serão válidas por sete dias.

Nesses bairros estão liberados apenas serviços essenciais como supermercados, açougues, farmácias, padarias, agências bancárias e lotéricas, estabelecimentos que fazem delivery, repartições públicas e cartórios, clínicas veterinárias, entre outros.

Atualmente, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município tem 15.173 casos confirmados, com 555 mortes.