Uma equipe da NASA descobriu sais orgânicos em Marte. Sua presença pode fornecer evidências de que existiu vida no Planeta Vermelho. O estudo descobriu que esses compostos, como ferro, cálcio e oxalatos e acetatos de magnésio, podem estar disseminados nos sedimentos da superfície marciana.

+ NASA quer pousar o seu robô VIPER na Lua em 2023

Esses sais são os restos químicos de compostos orgânicos e podem ter se formado por processos geológicos ou ser remanescentes de vida microbiana antiga, segundo afirmou a NASA em um comunicado. As descobertas foram determinadas por experimentos de laboratório e análise de dados do Sample Analysis at Mars (SAM), um laboratório de química portátil dentro da ‘barriga’ do Curiosity.

Se confirmado essa descoberta, a equipe vai investigar mais a fundo essas regiões e perfurar mais profundamente abaixo da superfície, onde a matéria orgânica poderia ser mais bem preservada.

Além de adicionar indícios de que já houve matéria orgânica em Marte, a detecção direta de sais orgânicos também sugere vida marciana atualmente no planeta vermelho. Isso porque na Terra, alguns organismos podem usar esses sais orgânicos, como oxalatos e acetatos, como fonte energia vital.

Vale lembrar também que o solo de Marte é um acometido por bilhões de anos de exposição à radiação, que poderia facilmente destruir qualquer matéria orgânica presente. Os dados coletados pelo Curiosity serão enviados à equipe da Nasa na Terra em pedaços. Algo parecido, por exemplo, com um arqueólogo que encontra pedaços de vasos antigos e tenta fazer uma colagem.