O estepe temporário, aquele modelo de pneu mais fininho, está ganhando destaque nos veículos e a grande dúvida é saber se realmente a sua utilização é confiável.

A boa notícia, segundo AutoPapo, é que os estepes temporários ou de emergência, como também são chamados, são totalmente seguros e não vão te deixar na mão, caso o seu pneu fure.

+ Vendas de veículos têm queda de 14,6% em fevereiro

O custo mais baixo é um dos atrativos para as montadoras optarem por este modelo.

Para os proprietários, as vantagens são a diminuição de peso no manuseio, custo menor de reposição e ocupa menos espaço no porta-malas.

Por outro lado, a velocidade tem que ser reduzida com o estepe temporário, o uso tem que ser apenas emergencial, não pode entrar no rodízio de pneus e, caso não respeite os limites, pode ter prejuízo à dirigibilidade.

Especialistas ouvidos pelo AutoPapo disseram que o pneu de emergência pode rodar por centenas de quilômetros, caso o pneu fure e não haja uma borracharia por perto. Mas ele deve ser usado apenas como emergência e, assim que possível, a troca deve ser realizada.

Por fim, eles destacam que muitos testes são feitos antes que o produto seja liberado para venda, por isso, não há motivo de preocupação com a segurança do produto.