Um levantamento da consultoria de tecnologia Gartner mostrou que no primeiro trimestre de 2019, cerca de 4,14 milhões de celulares foram vendidos diariamente ao redor do planeta. A líder de vendas mundiais Samsung, foi responsável por cerca de 800 mil vendas diárias. Já a Huawei, segundo lugar na lista e no meio de um conflito diplomático, se estabeleceu na posição com um aumento de vendas de 44,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

No total foram 373 milhões de celulares vendidos entre janeiro e março deste ano, sendo 71,6 milhões da Samsung, 58,4 milhões da Huawei, 44,5 milhões da Apple, 29,6 da Oppo e 27,3 milhões da Vivo (marca chinesa que nada tem a ver com a operadora brasileira). O ranking foi uma má notícia para a Xiaomi, que chegou ao Brasil neste mês, e que parece ter perdido o ritmo de vendas.

No geral, as vendas totais de celulares no primeiro tri deste ano caíram 2,7% em relação ao mesmo período de 2018. No comparativo entre os períodos, a Samsung vendeu 7 milhões de unidades a menos, perdendo um ponto percentual do market share do setor. Já a Huawei cresceu 5%, vendendo 18 milhões de unidades a mais.

Quem também não ficou feliz com os resultados foi a Apple, que continuou sua trajetória de queda de vendas, e viu seu market share cair de 14,1% para 11,9% diante de uma queda de vendas de 17,6%.