Com a pandemia da covid-19 entrando em uma fase crítica, em que a vacinação avança no mundo todo, mas a variante Delta do coronavírus avança junto, muitos países estão cautelosos na reabertura total de suas fronteiras. Atualmente 42 países estão com restrições leves para a entrada de brasileiros, 28 estão com restrições moderadas e 85 estão com restrições fortes.

Nesses locais com restrições moderadas e fortes, o requisito mais comum é exigir a vacinação completa (com as duas doses de algum imunizante ou dose única) das pessoas que querem entrar em alguma região. Em locais como África do Sul, Croácia e Líbano, que contam com restrições moderadas, as autoridades pedem que os turistas façam quarentena por alguns dias. Naqueles com restrição total, a entrada de turistas não é permitida, a não ser que exista alguma condição urgente para a viagem.

+ Fiocruz alerta para novas variantes do vírus da covid-19 

A Skyscanner, empresa que oferece serviço de compra de passagens aéreas, desenvolveu uma ferramenta que acompanha em tempo real a situação das barreiras sanitárias contra viajantes que saíram do Brasil. No mapa é possível ver quais são as condições para entrada dos brasileiros e o que as autoridades estão exigindo nos aeroportos.

Boa parte dos países europeus, asiáticos, da Oceania e da América do Norte, estão com restrições fortes para passageiros que tenham saído do Brasil. Isso significa que possivelmente você não vai conseguir entrar nesses países.

Quem está restringindo o acesso de turistas brasileiros?

Mapa interativo com os países que estão com restrições moderadas ou rígidas com passageiros saídos do Brasil
Mapa interativo com os países que estão com restrições moderadas ou rígidas com passageiros saídos do Brasil (Crédito:Reprodução/Skyscanner)

Alguns dos 42 países que estão com restrições leves são esses:

– Irlanda;

– México;

– Costa Rica;

– Egito;

– Sérvia;

– Ucrânia;

– Emirados Árabes Unidos;

– Venezuela;

– Porto Rico.

Alguns dos 28 países com restrições moderadas:

– Paraguai;

– Equador;

– Cuba;

– África do Sul;

– Croácia;

– Marrocos;

Alguns dos 85 países com restrições fortes:

– Estados Unidos;

– Canadá;

– Japão;

– China;

–  Reino Unido;

–  Alemanha;

–  França;

– Itália;

– Espanha;

– Bolívia;

– Peru;

– Argentina;

– Chile;

– Rússia;

– Grécia;

– Turquia;

– Austrália;

– Nova Zelândia;

– Filipinas.