No próximo domingo (15), os brasileiros irão às urnas para eleger prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios. Graças ao sistema eletrônico de votação utilizado no Brasil, os resultados finais devem ser conhecidos até as 21h ou 22h, no horário de Brasília. A apuração começa no instante em que as urnas são fechadas, por volta das 17h.

Os primeiros resultados a sair devem ser os da disputa para os cargos majoritários, isto é, os da disputa para prefeito. Os resultados da eleição para vereador devem ser conhecidos um pouco depois, pois é preciso que 100% dos votos válidos sejam apurados. Só então será possível calcular o quociente eleitoral em cada município, de modo a saber quantas cadeiras cada partido terá direito.

+ Como baixar e usar aplicativo de título de eleitor digital
+ O que acontece se você não votar nas eleições?

Ao final da votação a urna eletrônica cria um arquivo com as informações da votação naquele local. Este arquivo é então copiado para uma espécie de “pen-drive” que viaja fisicamente até um local onde exista um ponto de acesso à rede privada da Justiça Eleitoral, fornecida pelas operadoras de telefonia. Os pontos de acesso podem estar em cartórios eleitorais ou num local de votação, como uma escola.

É por meio desta rede privada – e não da internet convencional – que o TSE, em Brasília, recebe as informações de cada região. A totalização é feita pelo tribunal.

Na maioria das cidades brasileiras, vereadores e prefeitos já estarão definidos até o fim da noite do domingo. A exceção são as cidades com mais de 200 mil habitantes em que houver segundo turno na disputa para prefeito: neste caso, a segunda rodada de votações será em 29 de novembro.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) possui alguns canais oficiais para divulgar as informações sobre as eleições.