Semanal

Saiba onde estudar ESG de graça

Crédito: StockSnap por Pixabay

O Grupo DPSP e a Liga Digital oferecem curso online grátis em TI (Crédito: StockSnap por Pixabay)

Algumas instituições e empresas relevantes na economia brasileira, entre elas a B3 (bolsa de valores de São Paulo), XP e BlackRock, estão oferecendo cursos gratuitos de ESG na internet. Se você é executivo ou pretende de alguma maneira trabalhar no mercado corporativo, vale a pena aproveitar a oportunidade. Por quê? Porque seu futuro profissional pode depender disso.



Vale o contexto: a sigla ESG, até pouco tempo quase desconhecida, virou mantra em salas de reuniões. Por trás do interesse das companhias está a decisão de grandes agentes financeiros avaliarem a posição que empresas adotam nos três pilares como fatores de risco de negócio. A punição para quem adota práticas consideradas de alto impacto negativo pode passar por dificuldades de receber investimentos até o fim dos negócios no longo prazo.

Como a demanda dessa especialização é recente e muita empresa não sabe nem por onde começar, entidades de ensino e empresas estão oferecendo formação que vão desde MBA até cursos livres e gratuitos na internet. A DINHEIRO listou três alternativas totalmente gratuitas.

“ESG: um novo jeito de investir”.
Realizado pela B3 em parceria  com a XP e a BlackRock, o curso tem como objetivo ensinar investidores, pessoas físicas ou curiosos sobre o que é ESG e como as boas  práticas podem ser avaliadas como critério de investimento. São 18 conteúdos, divididos em seis módulos, que englobam desde o que significa a sigla até os possíveis retornos financeiros dos diferentes perfis de investimentos ESG.

Curso de Introdução ao ESG
Promovido pela Civics, a primeira edtech Social do Brasil, o curso traz uma introdução, um panorama sobre ESG e como sua aplicação funciona na prática. Ponto positivo para essa alternativa é que é ministrada por Fábio Alperowitch, CEO da  Fama Investimentos, um dos gestores pioneiros na análise do tema como critério de investimento.



Introdução ao licenciamento ambiental
O Licenciamento Ambiental é uma das mais importantes ferramentas da Política Nacional do Meio Ambiente. É ele quem garante a harmonização entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, base para o novo modelo da economia de baixo carbono. Mais restrito, abre portas para um conhecimento essencial para empresas que trabalham com assuntos relacionados à natureza. O curso é realizado pelo Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (INBS).


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?