Nesta quarta-feira (15) o Banco Central vai implementar a quarta e última fase do open banking, sistema de compartilhamento de dados entre os bancos que teve início em fevereiro.

A nova fase vai permitir o compartilhamento de informações sobre investimentos, seguros, previdência e serviços relacionados a câmbio. Agora, os bancos terão que tornar públicas as informações sobre produtos com CDB, LCI, LCA, RDB, cotas de fundos, títulos públicos, entre outros.

+ Dólar volta subir alinhado ao exterior sob cautela por agenda forte na semana

Com esta nova fase, será aberto o chamado “open finance”, que é a união de compartilhamento de dados bancários (open banking) e o de seguros (open insurance). A ideia é que o sistema de vendas desses produtos tenha mais clareza e o cliente possa contratar serviços de acordo com o que for mais vantajoso para o próprio bolso e situação financeira no momento.

De acordo com o Banco Central, os clientes sempre terão que autorizar os bancos a compartilharem informações financeiras ou receberem dados de outras instituições.

Pelo cronograma, dia 15 serão abertos os dados de produtos e serviços, enquanto no dia 31 de maio do ano que vem serão abertos os dados transacionais referentes aos seguros, investimentos, câmbio.