A poucos dias das duas principais datas para o comércio, Black Friday e Natal, os consumidores já se preparam para as compras de fim de ano. Com a pandemia da covid-19, a tendência é que o comércio eletrônico ganhe mais destaque neste ano e, com isso, surge uma preocupação: o que fazer se você tiver o cartão clonado em uma compra virtual?

Para se proteger, a dica é usar um cartão virtual para as compras onlines. Basta entrar no aplicativo do seu banco e emitir um cartão virtual, que tem prazo para uso e só vale para uma compra. Mas se o seu cartão for clonado ou fraudado, especialistas explicam quais são as principais ações que devem ser tomadas e destacam que, geralmente, a responsabilidade da segurança do cartão é das instituições financeiras do plástico.

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“No caso de fraudes em cartão de crédito em lojas virtuais, o primeiro passo é avisar a sua operadora que houve fraude e pedir o cancelamento e estorno da operação e também o bloqueio do cartão”, diz Alexandre Ricco, especialista em direito do consumidor e bancário, sócio do Menezes & Ricco Advogados.

Há 20 anos atuando no direito bancário, Ricco foi vítima de clonagem no seu cartão de crédito na semana passada. “Liguei na operadora, que pediu algumas chaves de segurança,  e solicitei o bloqueio do cartão para o âmbito digital, mas mantive no uso presencial, porque a clonagem foi em operações virtuais”, comenta o advogado.

A partir do bloqueio do cartão, você deve fazer um boletim de ocorrência indicando cada cobrança irregular. “Isso é importante porque o boletim marca claramente que tudo que ocorreu depois não foi compra sua”, diz o advogado Emanuel Pessoa.

“A segurança deste instrumento é de responsabilidade da instituição financeira, qualquer ocorrência com o cartão de crédito é responsabilidade deles. Se você estiver fazendo compras e algo irregular acontecer, o banco tem que restituir o valor. Essa restituição pode ser feita até por meio da Justiça, mas os juízes dizem que os clientes têm que tomar ações cabíveis, avisar a instituição financeira no ato que perceber que houve uma irregularidade”, diz Marco Bassit Mello Cunha, do escritório Tess Advogados.

Passo a passo do que fazer se o cartão for clonado

1 Primeiro passo é pedir bloqueio ou cancelamento imediato do cartão;
2. Analisar e saber cada cobrança que você não reconhece;
3. Faça um B.O. (boletim de ocorrência), pois se chegar qualquer protesto em seu nome, terá como comprovar que não era você usando o cartão;
4. Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Esse aviso pode ser feito no Alerta de Documentos Serasa.